Se ficássemos todos em silêncio por um ou dois meses, ou se apenas falássemos baixinho, a nova pandemia de coronavírus provavelmente seria radicalmente reduzida ou poderia até desaparecer. Esta é uma conclusão lógica, embora ilustrativa, a que chegaram os especialistas das várias formas de transmissão do Covid-19, que se espalha principalmente pelas gotículas que saem da boca quando tossimos, espirramos, mas também quando falamos e ainda mais quando gritamos.
Segundo o professor José-Luis Jiménez, da Universidade do Colorado, se o silêncio absoluto fosse possível, poderia ser uma arma muito eficaz para controlar a pandemia. “A verdade é que se todos parassem de falar por um ou dois meses, a pandemia provavelmente iria embora”, disse ele. E como a velocidade e a força com que o vírus é liberado da boca da pessoa infectada está relacionada a uma maior disseminação da doença, se falarmos baixo, sem gritar e com distância social, o contágio também diminuiria consideravelmente – e a conclusão também destaca a importância do uso de máscaras para combater a Covid-19.
A conclusão, portanto, mostra que a luta contra a difusão não consiste apenas em manter distância social, mas em como o fazemos e como nos comportamos. Naturalmente, esse olhar sobre como falamos, especialmente em grupo, ocorre no contexto singular e extraordinário da pandemia, mas ilustra perfeitamente como é dinâmica a transmissão do novo coronavírus, tanto no seu contágio quanto nos meios de combatê-lo.
Se o silêncio não é possível e pode ficar ainda pior, falar baixo pode nos ajudar a reduzir a pandemia – e, em geral, estar atento à maneira como nos comportamos e usar uma máscara neste momento é essencial para cuidarmos de nós mesmos. . nossa saúde e a saúde de todos.
Photo by Kristina Flour on Unsplash
Em primeiro lugar saiba que a Divulga Mais Brasil , empresa referência em publicidade, propaganda…
Quem não se lembra daquelas visitas ao quiosque do bairro, quando escolher rebuçados era quase…
Se há algo que aprendemos com os cuidados de pele da Coreia do Sul, é…
Os regimes de condicionamento físico e saúde das pessoas estão sendo transformados pela tecnologia vestível.…
Parabéns, és uma nova mãe! Quer estejas grávida ou tenhas acabado de dar à luz,…
É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…