Categories: Sem categoria

Vejam como é a casa mais pequena do mundo

A casa mais estreita do mundo está localizada em Varsóvia, na Polônia. Batizada como Keret House, foi concebida com um design aparentemente impossível pelo arquiteto polonês Jakub Szczesny, do escritório de Arquitetura Centrala, que apresentou a ideia como um conceito artístico durante o festival WolaArt em 2009.

Agora, três anos depois, o projeto se tornou realidade e está atraindo muita atenção internacional para a cidade de Varsóvia.

Embora o ponto mais largo da estrutura sem janelas e semitransparente seja de apenas 122 centímetros, seu interior com luz natural não parece tão claustrofóbico quanto você imagina. A Keret House servirá indefinidamente como lar temporário para escritores itinerantes, começando com o escritor israelense Etgar Keret.

A Keret House é um espaço totalmente funcional no qual se pode viver e criar. Ela está localizada entre dois edifícios nas ruas Chlodna 22 e Zelazna 74. “Acreditamos profundamente que se tornará um símbolo da Varsóvia moderna, enraizada em sua história complicada.

A casa atrai a atenção da mídia de todo o mundo. Ela talvez mostre o lado mais fascinante de Varsóvia”, disseram os curadores do projeto, Sarmen Beglarian e Sylwia Szymaniak, da Fundação Polonesa de Arte Moderna.

A casa está localizada no terreno que mede 92 centímetros no ponto mais estreito e 152 centímetros no ponto mais largo. A casa em si mede 72 centímetros no ponto mais estreito e 122 centímetros no ponto mais largo.

O idealizador do projeto explicou a sua proposta: “A casa está localizada entre dois edifícios de dois períodos históricos. O primeiro é um prédio de tijolos na rua Zelazna, um fragmento quase inexistente da cidade pré-Segunda Guerra Mundial. A segunda: um prédio cooperativo de concreto, um elemento de uma ‘estrutura imposta’, cujo objetivo era negar a paisagem antiga da cidade. Sua adjacência é casual, como muitas estruturas arquitetônicas de Varsóvia. Keret House é um exemplo perfeito da chamada ‘não-coincidência’ no tecido urbano da cidade. Outro motivo é a história da guerra da cidade, onde foram encontradas a casa, dois guetos, o grande gueto e o pequeno gueto. A poucos passos da casa, uma ponte ligando os dois espaços fechados se levantou ”, explica Jakub Szczesny.

O projeto Keret House foi dirigido pela Fundação Polonesa de Arte Moderna, uma das primeiras organizações sem fins lucrativos independentes a operar no campo da arte. Seu principal objetivo é e sempre foi a promoção daqueles artistas cuja atividade contribui para o desenvolvimento da arte contemporânea.

Inspiring Life

Descobre, Inspira-te, Vive

Share
Published by
Inspiring Life

Recent Posts

O amor tem 5 fases, mas são raros os casais que passam da terceira

Muitas pessoas não percebem como é que existem certos casais que passam anos e anos…

2 semanas ago

10 sinais de que os sentimentos dele por ti são muito mais fortes do que pensas

Muitas pessoas dizem que entre um homem e uma mulher não é possível existir apenas…

2 semanas ago

6 sinais de que podes estar a lidar com uma pessoa de coração maldoso

O mundo está cheio das pessoas mais incríveis que possas imaginar, capazes de nos surpreender…

2 semanas ago

7 Coisas a Considerar Antes de Iniciar uma Dieta Vegana

É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…

2 semanas ago

Os 3 melhores métodos de pagamento para vendedores

Não é surpresa para ninguém que faça das vendas a sua vida que, para além…

2 semanas ago

Simplificar os seus pagamentos: como um crédito consolidado o pode ajudar

Sente que está constantemente a remar contra uma maré de dívidas? Entre prestações de empréstimos,…

2 semanas ago