A perda de visão é bastante frequente em doentes de diabetes devido à hiperglicemia – excesso de açúcar no sangue no organismo. Em cerca de 40% dos casos, a doença provoca complicações na retina por causa do efeito tóxico da glicose. De acordo com a pesquisadora da FCM Jacqueline Mendonça Lopes de Faria, “isso ocorre, muitas vezes, justamente no momento em que a pessoa está em idade ativa.”

Felizmente, a ciência está cada vez mais avançada e cientistas das faculdades de Ciências Médicas (FCM) e de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – professora Maria Helena Andrade Santana, pesquisadora Mariana Aparecida Brunini Rosales, aluna de mestrado Aline Borelli Alonso e claro, pesquisadora Jacqueline Mendonça Lopes de Faria – desenvolveram um remédio que evita essa perda de visão, chamada retinopatia diabética, ao fim de mais de 20 anos de estudos e pesquisa.

“A grande vantagem deste achado é o fato de não ser invasivo. Por ser tópico não implica em riscos e cria uma barreira contra as alterações neurodegenerativas que afeta os diabéticos”, explicou Jacqueline.

Tendo em conta que os tratamentos actuais para a perda de visão provocada por diabetes são invasivos – fotocoagulação com laser, injeções intravítrea ou mesmo cirurgia – esta descoberta vem sem dúvida revolucionar a medicina e melhorar bastante a vida dos pacientes, evitando complicações futuras e recuperações demoradas que por vezes estes tratamentos provocam.

Apesar da sua eficácia ter sido comprovada nos laboratórios da Unicamp, usando roedores como cobaias, o medicamento ainda não se encontra disponível para distribuição e comercialização, sendo necessário passar primeiro por uma fase de testes em humanos. Contudo, ainda não existe uma previsão de quando isso irá acontecer, pois depende do interesse de empresas em fazer o licenciamento da tecnologia juntamente com a agência de inovação da universidade, a Inova Unicamp.

Sem dúvida um grande avanço na ciência e na medicina, não achas?

Fonte: Notícias.terra

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS