Guilherme Lopes é um jovem de 26 anos da cidade de Piripiri que se tornou no doutor mais jovem do Brasil. Isto não seria notícia se Guilherme não fosse de raça negra e filho de pai pedreiro e mãe costureira – uma família humilde, sem grandes posses financeiras.
Foi graças ao seu esforço e dedicação que Guilherme conseguiu ganhar uma bolsa de estudo do programa Ciência sem Fronteiras que o levou a passar um ano em Espanha a aperfeiçoar a sua pesquisa no Departamento de Farmacologia da Universidade de Sevilla e a ter a sua tese “Bioprospecção da bergenina isolada de Peltophorum dubium, com ênfase nas propriedades antioxidantes e anti-anti-inflamatórias: aporte para o desenvolvimento de novos fitomedicamentos” de doutorado em biologia aprovada pela UFPI, em Paranaíba, Piauí.
Este seu percurso absolutamente excepcional apenas veio provar a importância de apoios nos estudos para jovens de classes sociais mais baixas que infelizmente nem sempre têm a possibilidade de prosseguir por conta própria.
Felizmente, o Estado Brasileiro tem vindo a melhorar as suas condições relativamente ao acesso aos estudos por parte destes jovens, principalmente após 2012, ano em que foi aprovada a Lei das Cotas que garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, tendo aumentado para 53,2% o número de jovens negros matriculados em Universidades, ao contrário dos antigos 29,1%.
Actualmente Guilherme é professor nas disciplinas de Farmácia e Enfermagem na Faculdade Chrisfapi e sem dúvida um verdadeiro exemplo de que com bastante dedicação e trabalho, tudo é possível!
Fonte: Awebic
Em primeiro lugar saiba que a Divulga Mais Brasil , empresa referência em publicidade, propaganda…
Quem não se lembra daquelas visitas ao quiosque do bairro, quando escolher rebuçados era quase…
Se há algo que aprendemos com os cuidados de pele da Coreia do Sul, é…
Os regimes de condicionamento físico e saúde das pessoas estão sendo transformados pela tecnologia vestível.…
Parabéns, és uma nova mãe! Quer estejas grávida ou tenhas acabado de dar à luz,…
É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…