O mercado português das apostas online está, de acordo com o Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ), entidade que supervisiona e regula a atividade de jogo online no nosso país, mais apetecível do que nunca e os números confirmam-no.
Com base no último relatório emanado do SRIJ, o total do volume de apostas durante o 1 º trimestre de 2021 ascendeu a 2,03 mil milhões de euros, um valor superior em 275,5 milhões de euros face ao trimestre anterior. A parte mais substancial deste número coube aos jogos de fortuna ou azar com 1,6 mil milhões de euros (+197 milhões de euros face em relação aos últimos três meses de 2020), enquanto as apostas desportivas online “se ficaram” pelos 423,8 milhões de euros (+74,8 milhões face ao trimestre anterior), o valor mais alto desde que este tipo de apostas foi legalizado em Portugal.
A sustentar esta afirmação de pujança das apostas online em Portugal está o forte aumento no número de jogadores registados. Só entre janeiro e março de 2021, o SRIJ observou a prática de jogo online em cerca de 770,5 mil jogadores, quase mais 100 mil do que o que foi verificado no trimestre anterior (675 mil).
De igual modo, também o número de novos apostadores floresceu, e de que maneira. Durante os três primeiros meses deste ano apuraram-se, no conjunto das 15 entidades exploradoras legalmente permitidas, mais 329,4 mil novos registos de jogadores, observando-se um acréscimo de 35,6 mil novos jogadores relativamente ao trimestre anterior (293,8 mil novos registos).
Com o mercado a crescer e a captar cada vez mais apostadores, surge a pergunta: quem são, afinal, as pessoas que estão a fomentar estes recordes?
Recorrendo, novamente, ao último relatório do SRIJ sobre a atividade do jogo online em Portugal, os “grandes responsáveis” por esta onda positiva que invadiu o setor são os apostadores entre os 18 e os 34 anos que perfizeram uma percentagem de 60,4% (combinação das faixas etárias 18-24 e 25-34 anos) do total de jogadores registados. Quando alargarmos o espectro até aos 44 anos, então verifica-se que a percentagem sobe até aos 83,8%.
Se nos detivermos apenas nos novos registos apurados, verifica-se que esta apetência dos mais jovens pelas apostas online sai reforçada, senão vejamos: Na faixa etária entre os 18 e os 24 anos a percentagem em função do total de novos registos foi, no 1º trimestre de 2021, de 32%, enquanto entre os 25 e os 34 anos se cifrou nos 31,7%, o que combinado dá um total de 63,7%.
Já percebemos que os mais jovens têm mais apetência pelas apostas online, mas onde é que eles apostam as suas fichas?
A resposta é bicéfala. Se nos debruçarmos na categoria das apostas desportivas online, o Futebol e a I Liga Portuguesa são os mais apetecíveis, enquanto na categoria dos jogos de fortuna ou azar, e ao contrário do que a ideia popular de que o póquer cala fundo na mente dos mais jovens, os jogos de máquina (slot-machines) dominam.
A primeira razão prende-se, indubitavelmente, com o seu maior à-vontade e compreensão do mundo online que se evidencia, por exemplo, na forma como utilizam os seus dispositivos móveis não só para pesquisar informação sobre o fenómeno do jogo em sites da especialidade como é o caso do Apostas Online (apostasonline.pt), mas também para apostar através das aplicações das casas de apostas, como é o caso da Betano app, a qual pode ser encontrada no Apostas Online com toda a informação, análises e bónus sem depósito para a experimentação dos seus jogos de casino e apostas desportivas online.
Além disso, nas faixas etárias mais jovens, o gaming, um mundo muito próximo do universo das apostas online, é uma realidade que lhes é muito familiar. Talvez não seja por acaso que muitos jovens portugueses escolheram fazer a transição de jogos online como Counter-Strike ou o Magic the Gathering para se tornarem jogadores profissionais de poker.
Há ainda a assinalar como fatores que levam as apostas online a serem mais populares entre os jovens em 2021, o maior tempo que estes têm passado em casa e que significam mais tempo ligado ao computador (mais tempo livre implica maior disponibilidade para jogar), a possibilidade de “ganhos extra”, a criação de bónus promocionais cada vez mais atraentes (como aqueles que o Apostas Online oferece), o desenvolvimento de plataformas de jogo mais envolventes e, finalmente, uma forte aposta das maiores casas de apostas em marketing e publicidade.
Em primeiro lugar saiba que a Divulga Mais Brasil , empresa referência em publicidade, propaganda…
Quem não se lembra daquelas visitas ao quiosque do bairro, quando escolher rebuçados era quase…
Se há algo que aprendemos com os cuidados de pele da Coreia do Sul, é…
Os regimes de condicionamento físico e saúde das pessoas estão sendo transformados pela tecnologia vestível.…
Parabéns, és uma nova mãe! Quer estejas grávida ou tenhas acabado de dar à luz,…
É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…