Esta é a epoca mais especial do ano, o Natal. Para muito significa mimar aqueles que mais amamos oferecendo presentes. Para outros significa reunir a família, sentar numa mesa repleta de comida e bebida e passar um serão agradável, cheio de sorrisos e surpresas.
A casas ficam decoradas em tons de verde, vermelho, branco, dourados e prateados. As luzes de natal acedem-se pelas casas, ruas e a nossa alma fica mais iluminada, não no sentido literal, mas a presença de luz dá-nos esperança para uma vida melhor. É um momento de festa e partilha de alegria no mundo.
Depois as crianças deliram, pois é nesta altura que o famoso Pai Natal (Papai Noel) vem-lhe trazer os presentes porque se portou bem durante ano. Por norma, a imagem que temos do Pai Natal é um homem vestido de vermelho, gordo, de pele clara e barba branca.
O shopping de São José dos Campos no interior de São Paulo decidiu fazer uma pequena mudança este ano, contratando um homem de pele negra para vestir o fato de Pai Natal. Então a imagem do senhor de barbas de pele clara foi desmistificada. Assim podemos provar que há espaço para mudanças e que na verdade o Pai Natal é da cor que nós quisermos imaginar. Podemos perfeitamente celebrar com a diferença.
Quando foi contactado para ser contratado para este cargo, Rubens Campolino, um senhor de 70 anos já reformado, questionou: “Tudo bem, mas você viu a foto minha, viu que eu sou negro?”. Do outro lado, responderam imediatamente que era exactamente uma pessoa assim que queriam para ocupar o lugar e que ele seria então o primeiro Pai Natal negro. A esposa dele apoio nesta decisão e disse que teria de se preparar para reações positivas, mas também para as negativas. Foi então que ele acabou por aceitar este desafio.
O sucesso deste Pai Natal foi notório tanto pelas pessoas que iam até ao shopping como por toda a internet. Rubens conta “Eu sou o Papai Noel para todo mundo. As reações das crianças variam, tem crianças negras que acabam comentando que pareço um parente, o pai, o avô e já se sentem em casa”.
Em todas as épocas é importante sabermos lidar com as diferenças, seja o tom de pele, seja outra característica física ou social. Todos temos o direito de ser tratados com igualdade. É com iniciativas como esta, que caminhamos para o combate aos preconceitos entre as pessoas.
Em primeiro lugar saiba que a Divulga Mais Brasil , empresa referência em publicidade, propaganda…
Quem não se lembra daquelas visitas ao quiosque do bairro, quando escolher rebuçados era quase…
Se há algo que aprendemos com os cuidados de pele da Coreia do Sul, é…
Os regimes de condicionamento físico e saúde das pessoas estão sendo transformados pela tecnologia vestível.…
Parabéns, és uma nova mãe! Quer estejas grávida ou tenhas acabado de dar à luz,…
É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…