Todos nós temos algo que nos interessa mais, contudo, enquanto crianças, conseguimos ficar realmente obcecados por algo, como por exemplo, dinossauros. Mas sabias que essa “obsessão” pode tornar-te mais inteligente?
Crianças que são apaixonadas por dinossauros conseguem nomear dezenas de espécies e saberem todos os pormenores de cada um deles, incluindo o que comeram, como viveram e até quando morreram, ao contrário de um adulto que normalmente só tem a capacidade de citar cerca de 10 dinossauros, ou menos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelas universidades de Indiana e Wisconsin, este incrível conhecimento das crianças sobre os dinossauros baseia-se num fenômeno que, no campo da Psicologia, é conhecido como “intensos interesses”. Basicamente trata-se de uma motivação bastante forte para um determinado tópico.
“(…) permanece durante toda a sua vida, servindo como um “refúgio” ao longo dos anos.”
Apesar de na maioria das pessoas este interesse se manter apenas entre os 2 e os 6 anos de idade, nalgumas permanece durante toda a sua vida, servindo como um “refúgio” ao longo dos anos.
Na realidade, não importa qual o objeto do interesse, mas sim o esforço que as crianças dedicam e a paixão que vivem.
Este “intenso interesse” é bastante benéfico para o desenvolvimento intelectual das crianças, fazendo com que não só estas adquiram mais conhecimento sobre um determinado assunto, mas também melhorem a perseverança, a atenção e as suas habilidades de pensamento mais complexo como o processamento de informações. Também foi provado que as habilidades linguísticas são significativamente melhoradas e são um indicador de alta compreensão.
Na verdade, a forma como as crianças estudam os dinossauros – ou qualquer outro assunto que seja do seu interesse, revela a estratégia que mais tarde usarão para enfrentarem o seu futuro e todos os problemas que possam surgir ao longo das suas vidas.
“(…) existindo apenas 20% das crianças que ainda são apaixonadas pelo mesmo objecto à medida que crescem.”
Infelizmente, estes interesses apenas duram entre seis meses e três anos, existindo apenas 20% das crianças que ainda são apaixonadas pelo mesmo objecto à medida que crescem.
Assim sendo, se os teus filhos demonstram bastante interesse por algum assunto, sejam dinossauros ou não, não os impeças de procurarem saber mais nem desencorajes o seu interesse. Mais tarde vais agradecer! 🙂
Fonte: Ricon Psicologia
Em primeiro lugar saiba que a Divulga Mais Brasil , empresa referência em publicidade, propaganda…
Quem não se lembra daquelas visitas ao quiosque do bairro, quando escolher rebuçados era quase…
Se há algo que aprendemos com os cuidados de pele da Coreia do Sul, é…
Os regimes de condicionamento físico e saúde das pessoas estão sendo transformados pela tecnologia vestível.…
Parabéns, és uma nova mãe! Quer estejas grávida ou tenhas acabado de dar à luz,…
É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…