Muitas pessoas que sofrem de obesidade recorrem a cirurgias para perder peso, como a gastroplastia que consiste na redução do tamanho do estômago para que este tenha apenas capacidade para 15-30ml, ao invés dos 2 litros normais. Contudo, como a maioria das cirurgias invasivas, esta acaba sempre por ter alguns riscos para os pacientes.
Foi por esse mesmo motivo que uma nova técnica surgiu – bariátrica por videolaparoscopia, sendo realizada através de 3 a 5 furos pequenos no abdómen do paciente, sem que seja necessário a realização de grandes cortes, como na cirurgia tradicional. Com este novo método, não só a cicatrização acontece de forma mais rápida, como os riscos de infecção são reduzidos.
Segundo Manoel Galvão Neto, endoscopista bariátrico, “neste procedimento o órgão (estômago) é preservado e tem o seu volume reduzido através de sutura realizada por endoscopia”.
O período de repouso reduz para só 2 a 3 dias e em apenas 15 dias a pessoa já pode voltar ao seu dia-a-a-dia normal, como por exemplo, praticar atividade física, sem nenhuma restrição.
Contudo, como prevê uma perda de peso de até 25% do peso corporal da pessoa, essa nova técnica não é aconselhada para quem sofra de obesidade mórbida, pois por exemplo, alguém com 150 kg chegaria, no máximo, aos 120 kg e continuaria na mesma obesa. Para essas pessoas, gastroplastia continua a ser a melhor opção.
Se quiseres saber mais sobre esta técnica, vê o vídeo abaixo:
Em primeiro lugar saiba que a Divulga Mais Brasil , empresa referência em publicidade, propaganda…
Quem não se lembra daquelas visitas ao quiosque do bairro, quando escolher rebuçados era quase…
Se há algo que aprendemos com os cuidados de pele da Coreia do Sul, é…
Os regimes de condicionamento físico e saúde das pessoas estão sendo transformados pela tecnologia vestível.…
Parabéns, és uma nova mãe! Quer estejas grávida ou tenhas acabado de dar à luz,…
É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…