Duas mentes uniram-se e pensaram numa maneira digna e humana de conectar as pessoas que têm muito com as pessoas que não têm nada – The Street Store, uma instituição de caridade que doa roupas aos desabrigados. É uma loja de roupas pop-up, sem aluguel e sem aluguel, que entrega roupas para os pobres, absolutamente grátis.
“Nosso cliente, The Haven Night Shelter para os sem-teto, queria trazer doações e gerar conscientização. Não queríamos fazer apenas um passeio de roupas frias, porque, embora isso possa fazer as pessoas doarem uma vez, queríamos que elas também doassem no futuro.” – Levitan
A redatora Kayli Vee Levitan da M&C Saatchi Abel e Max Pazak são os fundadores da Street Store. A inspiração veio num dia, quando estavam na varanda do escritório, olhando para baixo e observando todas as pessoas que passavam lá embaixo. Levitan explica ao Design Daba:
“Nossos escritórios estão em Green Point – uma área moderna e moderna, mas onde você encontra muitas pessoas sem-teto. Vimos como os que têm e os que não têm se cruzam nas ruas, mas nunca realmente se encontram. Os “temem” os sem-teto e ficam frustrados com o pedido – então eles começam a ignorá-los. Isso desumaniza os desabrigados, o que os faz sentir-se ainda mais confortáveis em implorar quando começam a ver os “ricos” como bolsões [de dinheiro], em vez de pessoas. Esse ciclo vicioso de desumanização separa esses dois mundos.”
Esse círculo de degradação que os sem-teto enfrentam diariamente é o ciclo que a The Street Store pretende quebrar. Eles perceberam que os métodos convencionais de caridade não são inspiradores, então criaram uma nova abordagem para resolver o dilema.
Janeiro de 2014, na Cidade do Cabo, na África do Sul, foi a primeira Street Store de sucesso lançada. Levitan relembra o dia: “todas as roupas doadas foram penduradas individualmente para que os sem abrigo pudessem navegar pelas roupas e não precisarem vasculhar as caixas. Os voluntários estavam à disposição para ajudar as pessoas a escolher roupas que funcionavam para os compradores. Foi um sucesso completo. Eles entregaram 1.000 sacas de roupas naquele dia.”
Desde então, a instituição de caridade pop-up, sem aluguel, é realizada em cidades do mundo todo. Seu progresso crescente é devido à natureza mínima de sua infraestrutura. Com a ajuda de alguns voluntários e alguns pedaços de papelão, a Street Store pode aparecer em qualquer lugar do mundo. Quando todas as peças de roupa foram tiradas e é hora de fechar a loja, os pôsteres de papelão são coletados e reciclados, deixando assim nenhum vestígio da The Street Store.
Começar é fácil. O primeiro passo é acessar o guia de inicialização da Street Store. Depois siga as instruções. Recomenda-se que quem decide abrir uma loja colabore com um abrigo ou organização local para desabrigados, pois são necessários voluntários para administrar o evento. Os designs de pôsteres de código aberto podem ser baixados do TheStreetStore.org, depois impressos e montados. Eles servem como cabides e jogos americanos para guardar doações de roupas. Uma loja pode abrir em qualquer lugar onde haja um espaço público, pois é a maneira mais fácil de conectar os desabrigados à cidade. Deve haver uma cerca grande no local para pendurar os pôsteres.
“Nós apenas queremos que a Street Store continue crescendo em todo o mundo. Estamos continuamente adicionando novos idiomas e ajudando as pessoas em todo o mundo a realizar seu sonho de hospedar uma Street Store. Desde 14 de janeiro de 2014, mais de 500 lojas surgiram em mais de 200 cidades – gostaríamos que esse número continuasse crescendo … para sempre.” – Levitan.
Em primeiro lugar saiba que a Divulga Mais Brasil , empresa referência em publicidade, propaganda…
Quem não se lembra daquelas visitas ao quiosque do bairro, quando escolher rebuçados era quase…
Se há algo que aprendemos com os cuidados de pele da Coreia do Sul, é…
Os regimes de condicionamento físico e saúde das pessoas estão sendo transformados pela tecnologia vestível.…
Parabéns, és uma nova mãe! Quer estejas grávida ou tenhas acabado de dar à luz,…
É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…