Duas mentes uniram-se e pensaram numa maneira digna e humana de conectar as pessoas que têm muito com as pessoas que não têm nada – The Street Store, uma instituição de caridade que doa roupas aos desabrigados. É uma loja de roupas pop-up, sem aluguel e sem aluguel, que entrega roupas para os pobres, absolutamente grátis.

“Nosso cliente, The Haven Night Shelter para os sem-teto, queria trazer doações e gerar conscientização. Não queríamos fazer apenas um passeio de roupas frias, porque, embora isso possa fazer as pessoas doarem uma vez, queríamos que elas também doassem no futuro.” – Levitan

A redatora Kayli Vee Levitan da M&C Saatchi Abel e Max Pazak são os fundadores da Street Store. A inspiração veio num dia, quando estavam na varanda do escritório, olhando para baixo e observando todas as pessoas que passavam lá embaixo. Levitan explica ao Design Daba:

“Nossos escritórios estão em Green Point – uma área moderna e moderna, mas onde você encontra muitas pessoas sem-teto. Vimos como os que têm e os que não têm se cruzam nas ruas, mas nunca realmente se encontram. Os “temem” os sem-teto e ficam frustrados com o pedido – então eles começam a ignorá-los. Isso desumaniza os desabrigados, o que os faz sentir-se ainda mais confortáveis ​​em implorar quando começam a ver os “ricos” como bolsões [de dinheiro], em vez de pessoas. Esse ciclo vicioso de desumanização separa esses dois mundos.”

Esse círculo de degradação que os sem-teto enfrentam diariamente é o ciclo que a The Street Store pretende quebrar. Eles perceberam que os métodos convencionais de caridade não são inspiradores, então criaram uma nova abordagem para resolver o dilema.

Janeiro de 2014, na Cidade do Cabo, na África do Sul, foi a primeira Street Store de sucesso lançada. Levitan relembra o dia: “todas as roupas doadas foram penduradas individualmente para que os sem abrigo pudessem navegar pelas roupas e não precisarem vasculhar as caixas. Os voluntários estavam à disposição para ajudar as pessoas a escolher roupas que funcionavam para os compradores. Foi um sucesso completo. Eles entregaram 1.000 sacas de roupas naquele dia.”

Desde então, a instituição de caridade pop-up, sem aluguel, é realizada em cidades do mundo todo. Seu progresso crescente é devido à natureza mínima de sua infraestrutura. Com a ajuda de alguns voluntários e alguns pedaços de papelão, a Street Store pode aparecer em qualquer lugar do mundo. Quando todas as peças de roupa foram tiradas e é hora de fechar a loja, os pôsteres de papelão são coletados e reciclados, deixando assim nenhum vestígio da The Street Store.

Começar é fácil. O primeiro passo é acessar o guia de inicialização da Street Store. Depois siga as instruções. Recomenda-se que quem decide abrir uma loja colabore com um abrigo ou organização local para desabrigados, pois são necessários voluntários para administrar o evento. Os designs de pôsteres de código aberto podem ser baixados do TheStreetStore.org, depois impressos e montados. Eles servem como cabides e jogos americanos para guardar doações de roupas. Uma loja pode abrir em qualquer lugar onde haja um espaço público, pois é a maneira mais fácil de conectar os desabrigados à cidade. Deve haver uma cerca grande no local para pendurar os pôsteres.

“Nós apenas queremos que a Street Store continue crescendo em todo o mundo. Estamos continuamente adicionando novos idiomas e ajudando as pessoas em todo o mundo a realizar seu sonho de hospedar uma Street Store. Desde 14 de janeiro de 2014, mais de 500 lojas surgiram em mais de 200 cidades – gostaríamos que esse número continuasse crescendo … para sempre.” – Levitan.

The Street Store Video

Have you always wanted to give back, but didn't know how? Take the pledge on www.thestreetstore.org and host a Street Store for the homeless in your community. Join over 815 global hosts who have helped make a difference in the lives of over 500,000 homeless people. <3

Posted by The Street Store on Thursday, September 20, 2018

 

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM




COMENTÁRIOS