Se antigamente o Instagram era uma rede social conhecida pela sua partilha de fotos, hoje em dia já não é tanto assim. A rede social tem adicionado novos recursos e pretende aproximar-se cada vez mais do TikTok.
Para que tal seja possível, o Instagram começou a priorizar os vídeos e a adicionar diversos recursos que, até então, eram associados à rede social TikTok. Falaremos desses recursos ao longo do conteúdo.
Mas e o que isto significa para as marcas? Além das marcas poderem publicar fotos, vídeos, comprar likes para Instagram, em empresas como Stormlikes, podem também abraçar a mudança e aproveitar, ao máximo, as novidades desta rede social.
Sem mais demoras, vamos passar para as novidades do Instagram que foram influenciadas pelo TikTok em 2021.
Resumindo, a maior novidade é que o conteúdo em vídeo é cada vez mais importante para o Instagram. Reels, lives e IGTV são melhores opções de publicação do que fotos e, para suportar esta questão, serão permitidos novos formatos e durações no upload de vídeos.
Numa publicação no Twitter, Adam Mosseri fez uma afirmação que a app deixou de ser uma app de fotos.
De acordo com uma publicação no Twitter, o Head do Instagram, Adam Mosseri deixou claro que pretende que a app seja uma plataforma de conteúdo de Entretenimento. Neste sentido, poderá começar a pensar numa estratégia de conteúdos vídeo da sua marca virada para esta temática.
Outra possível novidade é o aparecimento dos vídeos no feed de pessoas que não sigam a marca, o que será uma enorme vantagem.
A plataforma também terá recomendações de vídeos de acordo com determinados tópicos, o que significa que os seus vídeos também podem ser recomendados a novos usuários, desde que estejam bem classificados.
Outra novidade que se espera do Instagram é a possibilidade de reagir a vídeos de outros utilizadores ou fazer duetos, algo que ganhou imensa fama no TikTok. Este é um recurso interessante e que gera muito conteúdo de entretenimento.
Basicamente os utilizadores podem reagir a conteúdos já publicados, de forma crítica ou com um pouco de humor, ou fazer duetos.
Duetos comuns que acontecem atualmente no TikTok são duetos musicais, vídeos com perguntas e respostas e, os mais conhecidos e comuns, os desafios. Existem desafios relacionados à atividade física ou desafios mais engraçados, como o famoso desafio das toalhas, por exemplo. Existem centenas de vídeos só relacionados a esse desafio das toalhas!
Mas não fica por aí! Existem centenas de vídeos do género no TikTok e, se tudo correr como o planeado, em pouco tempo o Instagram estará repleto de tantos outros duetos e desafios.
A legendagem de vídeo é um recurso muito bom e que torna a rede social mais inclusiva. Caso esteja a pensar publicar conteúdo em vídeo no Instagram, não deixe de usar esta opção de legendagem.
Durante o processo de edição do vídeo, pode adicionar as suas próprias legendas, mas caso não o queira fazer, o Instagram já tem uma opção que o ajuda a tal. Só tem de carregar o vídeo no IGTV, aceder às opções avançadas, ativar a legendagem automática e voilà, está pronto.
As lives também são vistas com bons olhos pelo Instagram e prova disso é que estes trabalharam no sentido de aumentar o número de convidados permitidos em lives. Se anteriormente só era possível ter 2 pessoas em live, neste momento é possível ter até 4 participantes.
Este recurso tornou-se mais popular durante o período de isolamento social, quando as transmissões ao vivo se tornaram uma forma de aproximar pessoas. Shows, apresentações, debates e muitos outros eventos foram feitos através das lives.
Caso a sua marca pretenda, por exemplo, vender produtos, as lives são uma excelente forma de dar a conhecer os seus produtos, criar uma relação com os seguidores, dar a conhecer os bastidores da marca e responder a perguntas.
Por último, espera-se que o Instagram melhore a plataforma para uma versão mais amigável à produção e exibição de vídeos. Por exemplo, com uma interface mais amigável, os usuários conseguiriam ver vídeos em fullscreen mais facilmente.
De qualquer modo, ainda não se sabe muito bem o que esperar de uma futura interface ou se sequer irá existir uma. Mas, olhando para o TikTok, acreditamos que sim.
E é isto, novidades interessantes, não é? Agora chegou o momento de olhar para a conta da marca e fazer as alterações necessárias. Vamos a isso?
Em primeiro lugar saiba que a Divulga Mais Brasil , empresa referência em publicidade, propaganda…
Quem não se lembra daquelas visitas ao quiosque do bairro, quando escolher rebuçados era quase…
Se há algo que aprendemos com os cuidados de pele da Coreia do Sul, é…
Os regimes de condicionamento físico e saúde das pessoas estão sendo transformados pela tecnologia vestível.…
Parabéns, és uma nova mãe! Quer estejas grávida ou tenhas acabado de dar à luz,…
É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…