Se antigamente o Instagram era uma rede social conhecida pela sua partilha de fotos, hoje em dia já não é tanto assim. A rede social tem adicionado novos recursos e pretende aproximar-se cada vez mais do TikTok.

Para que tal seja possível, o Instagram começou a priorizar os vídeos e a adicionar diversos recursos que, até então, eram associados à rede social TikTok. Falaremos desses recursos ao longo do conteúdo.

Mas e o que isto significa para as marcas? Além das marcas poderem publicar fotos, vídeos, comprar likes para Instagram, em empresas como Stormlikes, podem também abraçar a mudança e aproveitar, ao máximo, as novidades desta rede social.

Sem mais demoras, vamos passar para as novidades do Instagram que foram influenciadas pelo TikTok em 2021.

Quais as novidades do Instagram em 2021?

1. O conteúdo em vídeo é cada vez mais importante

Resumindo, a maior novidade é que o conteúdo em vídeo é cada vez mais importante para o Instagram. Reels, lives e IGTV são melhores opções de publicação do que fotos e, para suportar esta questão, serão permitidos novos formatos e durações no upload de vídeos.

Numa publicação no Twitter, Adam Mosseri fez uma afirmação que a app deixou de ser uma app de fotos.

De acordo com uma publicação no Twitter, o Head do Instagram, Adam Mosseri deixou claro que pretende que a app seja uma plataforma de conteúdo de Entretenimento. Neste sentido, poderá começar a pensar numa estratégia de conteúdos vídeo da sua marca virada para esta temática.

Outra possível novidade é o aparecimento dos vídeos no feed de pessoas que não sigam a marca, o que será uma enorme vantagem.

A plataforma também terá recomendações de vídeos de acordo com determinados tópicos, o que significa que os seus vídeos também podem ser recomendados a novos usuários, desde que estejam bem classificados.

2. Pode reagir a conteúdos de outros utilizadores

Outra novidade que se espera do Instagram é a possibilidade de reagir a vídeos de outros utilizadores ou fazer duetos, algo que ganhou imensa fama no TikTok. Este é um recurso interessante e que gera muito conteúdo de entretenimento.

Basicamente os utilizadores podem reagir a conteúdos já publicados, de forma crítica ou com um pouco de humor, ou fazer duetos.

Duetos comuns que acontecem atualmente no TikTok são duetos musicais, vídeos com perguntas e respostas e, os mais conhecidos e comuns, os desafios. Existem desafios relacionados à atividade física ou desafios mais engraçados, como o famoso desafio das toalhas, por exemplo. Existem centenas de vídeos só relacionados a esse desafio das toalhas!

Mas não fica por aí! Existem centenas de vídeos do género no TikTok e, se tudo correr como o planeado, em pouco tempo o Instagram estará repleto de tantos outros duetos e desafios.

3. Já é possível fazer a legendagem dos vídeos

A legendagem de vídeo é um recurso muito bom e que torna a rede social mais inclusiva. Caso esteja a pensar publicar conteúdo em vídeo no Instagram, não deixe de usar esta opção de legendagem.

Durante o processo de edição do vídeo, pode adicionar as suas próprias legendas, mas caso não o queira fazer, o Instagram já tem uma opção que o ajuda a tal. Só tem de carregar o vídeo no IGTV, aceder às opções avançadas, ativar a legendagem automática e voilà, está pronto.

4. Aumento dos convidados permitidos em live

As lives também são vistas com bons olhos pelo Instagram e prova disso é que estes trabalharam no sentido de aumentar o número de convidados permitidos em lives. Se anteriormente só era possível ter 2 pessoas em live, neste momento é possível ter até 4 participantes.

Este recurso tornou-se mais popular durante o período de isolamento social, quando as transmissões ao vivo se tornaram uma forma de aproximar pessoas. Shows, apresentações, debates e muitos outros eventos foram feitos através das lives.

Caso a sua marca pretenda, por exemplo, vender produtos, as lives são uma excelente forma de dar a conhecer os seus produtos, criar uma relação com os seguidores, dar a conhecer os bastidores da marca e responder a perguntas.

5. Plataforma mais amigável

Por último, espera-se que o Instagram melhore a plataforma para uma versão mais amigável à produção e exibição de vídeos. Por exemplo, com uma interface mais amigável, os usuários conseguiriam ver vídeos em fullscreen mais facilmente.

De qualquer modo, ainda não se sabe muito bem o que esperar de uma futura interface ou se sequer irá existir uma. Mas, olhando para o TikTok, acreditamos que sim.

E é isto, novidades interessantes, não é? Agora chegou o momento de olhar para a conta da marca e fazer as alterações necessárias. Vamos a isso?

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