Ser pai/mãe não é nada fácil, e por vezes, o que achamos estar a fazer de melhor para os nossos filhos, na realidade só está a prejudicar o seu futuro enquanto adultos responsáveis.
Por muito que amemos os nossos filhos e queiramos fazer tudo por eles, a verdade é que ao estarmos a facilitar-lhes a vida enquanto são jovens estamos a fazer com que no futuro não sejam capazes de fazerem as coisas por eles mesmos.
Desta forma, se a tua intenção como pai/mãe é educar um adulto responsável e capaz de ser cuidar de si próprio no futuro, então tens mesmo de deixar de fazer estas 8 coisas durante a sua adolescência:
1. Acordá-lo de manhã
Por muito que ames o teu filho – e atenção, isso nem se coloca em causa – a verdade é que acordá-lo de manhã faz com que ele se habitue a não ter essa responsabilidade sozinho, logo, quando for adulto, não vai saber fazê-lo.
2. Fazer o pequeno-almoço e preparar o almoço
Como adolescente, o teu filho já não é propriamente uma criança que não saiba fazer as coisas. Aliás, até porque mais tarde, quando ele for para a faculdade, não vai ter ninguém para lhe fazer tudo, por isso, quanto mais depressa aprender, melhor.
3. Preencher-lhe a documentação
Mantém os teus filhos responsáveis. Eles irão precisar de preencher as candidaturas de emprego e faculdade em breve e precisam de saber como fazer isso sem a tua intervenção.
4. Entregar-lhe os itens esquecidos
Esqueceu-se de algo? Paciência. Ele também tem de ser capaz de arcar com as consequências dos seus actos.
5. Fazeres da sua falta de um plano a tua emergência
Os trabalhos da escola são dados com antecedência, por isso, se chegou ao dia de véspera e não tem tudo o que precisa, não andes a mil à hora só para lhe conseguires tudo. Ele deve ser capaz de organizar um plano.
6. Tratar-lhe da roupa
Ele tem de saber fazer este tipo de coisas para mais tarde poder tratar de si e da sua vida.
7. Ligar aos seus professores
Ensina ao teu filho que, se algo for suficientemente importante para ele, ele precisa de aprender a lidar com o problema ou pelo menos a pedir-lhe para o ajudar.
8. Controlar as suas notas
Claro que te deves preocupar com as suas notas e com o seu percurso escolar, no entanto não deves estar constantemente a perguntar-lhe pelas notas. Essa é uma preocupação que deve ser dele, pois é o seu futuro.
Traduzido e adaptado pela equipa de Inspiring Life
Fonte: Faith It
Em primeiro lugar saiba que a Divulga Mais Brasil , empresa referência em publicidade, propaganda…
Quem não se lembra daquelas visitas ao quiosque do bairro, quando escolher rebuçados era quase…
Se há algo que aprendemos com os cuidados de pele da Coreia do Sul, é…
Os regimes de condicionamento físico e saúde das pessoas estão sendo transformados pela tecnologia vestível.…
Parabéns, és uma nova mãe! Quer estejas grávida ou tenhas acabado de dar à luz,…
É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…