Para muitas pessoas, o gengibre não passa de um simples legume que se pode colocar na sopa. Contudo, este é realmente benéfico para o corpo humano. Aliás, não é a toa que este é usado há séculos na medicina tradicional chinesa e fitoterapia.
Com as suas vitaminas e minerais próprios, o gengibre proporciona diversos nutrientes ao nosso corpo, ajudando a combater problemas digestivos e até mesmo dores crónicas.
Mas se queres saber mais, então aqui tens 11 benefícios fantásticos que o seu consumo regular traz ao teu corpo:
1. É anti-inflamatório e antioxidante
Gingerol é o componente mais benéfico do gengibre, devido às suas potentes anti-inflamatórias e antioxidantes.
2. Melhora as náuseas
De acordo com especialistas, 1 a 1,5 gramas de gengibre em pó dissolvido em água são suficientes para acabar com os enjoos.
3. Alivia dores musculares
Por causa das suas propriedades anti-inflamatórias, o consumo regular de gengibre pode aliviar as dores persistentes, como as contraturas musculares.
4. Melhora a artrite
Tal como acontece com problemas musculares, o gengibre também alivia a dor das articulações, sendo melhor neste caso tomar cápsulas com extrato da planta, em vez de infusão.
5. Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e reduz o risco de doenças cardíacas
Está provado que o gingerol tem propriedades que permitem prevenir e reduzir o risco de problemas cardíacos, especialmente em pacientes com diabetes tipo 2.
6. Melhora a digestão
Para além de estabilizar a acidez do estômago com as suas propriedades, o gengibre aumenta a produção de bile, combate a indigestão crónica (dispepsia) e protege o estômago de úlceras.
7. Alivia cólicas menstruais
De acordo com testes, uma grama de gengibre em pó por dia durante os três primeiros dias do período menstrual tem o mesmo efeito que o ibuprofeno, sem contra-indicações.
8. Reduz o colesterol
Em ambos os estudos, tanto em animais como em humanos, revelam que o gengibre reduz significativamente os níveis de colesterol.
9. Reduz o risco de alguns tipos de cancro
O gingerol parece ter um efeito importante sobre o sistema digestivo e alivia problemas intestinais como o do intestino irritável, doença de Crohn e reduz o risco de cancro do cólon.
10. Óptimo para o cérebro
As propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes do gengibre combatem o desenvolvimento e aparecimento da demência, e de doenças como a de Alzheimer.
11. Combate as infecções
Esta raiz é rica em substâncias anti-sépticas que impedem o crescimento de vários tipos de bactérias, por isso as infusões de gengibre provaram ser eficazes no tratamento de infecções respiratórias.
Fonte: Histórias com Valor
Em primeiro lugar saiba que a Divulga Mais Brasil , empresa referência em publicidade, propaganda…
Quem não se lembra daquelas visitas ao quiosque do bairro, quando escolher rebuçados era quase…
Se há algo que aprendemos com os cuidados de pele da Coreia do Sul, é…
Os regimes de condicionamento físico e saúde das pessoas estão sendo transformados pela tecnologia vestível.…
Parabéns, és uma nova mãe! Quer estejas grávida ou tenhas acabado de dar à luz,…
É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…