Para muitas pessoas, o gengibre não passa de um simples legume que se pode colocar na sopa. Contudo, este é realmente benéfico para o corpo humano. Aliás, não é a toa que este é usado há séculos na medicina tradicional chinesa e fitoterapia.

Com as suas vitaminas e minerais próprios, o gengibre proporciona diversos nutrientes ao nosso corpo, ajudando a combater problemas digestivos e até mesmo dores crónicas.

Mas se queres saber mais, então aqui tens 11 benefícios fantásticos que o seu consumo regular traz ao teu corpo:

1. É anti-inflamatório e antioxidante

Gingerol é o componente mais benéfico do gengibre, devido às suas potentes anti-inflamatórias e antioxidantes.

2. Melhora as náuseas

De acordo com especialistas, 1 a 1,5 gramas de gengibre em pó dissolvido em água são suficientes para acabar com os enjoos.

3. Alivia dores musculares

Por causa das suas propriedades anti-inflamatórias, o consumo regular de gengibre pode aliviar as dores persistentes, como as contraturas musculares.

4. Melhora a artrite

Tal como acontece com problemas musculares, o gengibre também alivia a dor das articulações, sendo melhor neste caso tomar cápsulas com extrato da planta, em vez de infusão.

5. Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e reduz o risco de doenças cardíacas

Está provado que o gingerol tem propriedades que permitem prevenir e reduzir o risco de problemas cardíacos, especialmente em pacientes com diabetes tipo 2.

6. Melhora a digestão

Para além de estabilizar a acidez do estômago com as suas propriedades, o gengibre aumenta a produção de bile, combate a indigestão crónica (dispepsia) e protege o estômago de úlceras.

7. Alivia cólicas menstruais

De acordo com testes, uma grama de gengibre em pó por dia durante os três primeiros dias do período menstrual tem o mesmo efeito que o ibuprofeno, sem contra-indicações.

8. Reduz o colesterol

Em ambos os estudos, tanto em animais como em humanos, revelam que o gengibre reduz significativamente os níveis de colesterol.

9. Reduz o risco de alguns tipos de cancro

O gingerol parece ter um efeito importante sobre o sistema digestivo e alivia problemas intestinais como o do intestino irritável, doença de Crohn e reduz o risco de cancro do cólon.

10. Óptimo para o cérebro

As propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes do gengibre combatem o desenvolvimento e aparecimento da demência, e de doenças como a de Alzheimer.

11. Combate as infecções

Esta raiz é rica em substâncias anti-sépticas que impedem o crescimento de vários tipos de bactérias, por isso as infusões de gengibre provaram ser eficazes no tratamento de infecções respiratórias.

Fonte: Histórias com Valor

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS