Os tubarões são animais lindos, mas terrivelmente assustadores, capazes de devorar uma pessoa em poucos minutos. Como um verdadeiro “rei dos oceanos”, este animal tem um olfacto tão apurado que consegue detectar uma gota de sangue a 300 m de distância. Daí que um dos maiores receios dos mergulhadores é depararem-se com um tubarão.

Contudo, muito desse medo é criado pelos filmes, que “pintam” este animal como um assassino implacável. Mas a verdade é que, na realidade, ele apenas age por instinto e se sentir perigo.

Ainda assim não deixa de ser assustador ver um destes animais a nadar em nossa direcção. Foi o que aconteceu com um jovem mergulhador, Josh Eccles, que se sentiu aterrorizado ao ver um tubarão-limão a nadar em linha recta na sua direcção. Contudo, quando chegou junto de si, o tubarão não só não atacou, como lhe começou a dar pequenas “palmadinhas”, como se lhe quisesse dizer algo.

Foi então que se apercebeu que o animal tinha um gancho preso na sua barriga, que certamente o estaria a incomodar, e possivelmente seria por isso que ele lhe estava a pedir ajuda.

Com muito cuidado e num gesto rápido, Josh retirou-lhe o gancho, e o animal agradeceu-lhe e continuou o seu caminho.

A felicidade de Josh não podia ter sido maior. Além de ter podido ajudar um animal que estava em sofrimento por culpa do ser humano, teve a oportunidade de estar frente-a-frente com um tubarão, sem que o medo o detivesse, mostrando assim que estes animais não são só aqueles seres agressivos que todos nós pensamos.

O momento ficou registado num video que acabou por ser partilhado com o mundo através das redes sociais:

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS