Cada vez mais as pessoas começam a preocupar-se com a sua saúde, tanto física como mental, optando por alterar as suas rotinas diárias ao mudar a sua alimentação e a começar a praticar exercício físico com regularidade. Contudo, para isso, somos obrigados a criar novos hábitos que, apesar de inicialmente parecerem ser fáceis de manter, à medida que o tempo vai passando, começa a ser mais difícil de cumprir. Mas porque será que isso acontece?

Bem, a verdade é que criar um novo hábito leva o seu tempo e, por muita vontade que tenhamos no início, o mais importante é a determinação e nunca desistir, por muito difícil que comece a ser.

“(…) o tempo necessário para se criar um hábito e o corpo habituar-se a ele é 66 dias (…)”

De acordo com um estudo realizado pelo psicólogo Jeremy Dean, o tempo necessário para se criar um hábito e o corpo habituar-se a ele é 66 dias, ou seja, cerca de dois meses. Este é o período que o cérebro precisa para criar a disciplina e automatizar a acção.

Contudo, este período também pode variar de acordo com a dificuldade da tarefa. Por exemplo, beber um copo de água depois de acordar pode levar apenas 20 dias, enquanto que fazer exercício físico pode demorar cerca de 84 dias.

Independentemente de tudo, o mais importante é a força de vontade e nunca desistir, certo? 😄

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM




COMENTÁRIOS