É indiscutível a importância que a música tem na nossa vida, seja porque nos anima, nos remete para memórias ou nos leva a viajar e a sonhar. Todos temos a NOSSA canção, certo?

Se só de escutarmos música já ganhamos tanto, imagine o que será se a poder tocar? Já, alguma vez pensou em entrar numa loja de instrumentos musicais e escolher, mais do que um instrumento, um companheiro de aventuras e aprendizagem?

Hoje queremos falar-lhe dos principais benefícios em aprender a tocar um instrumento. Este tipo de aprendizagem vai muito para lá de «apenas» ter a possibilidade de tocar uma música, ou de ter um passatempo.

5 benefícios de aprender a tocar um instrumento musical

Compilámos para si este conjunto de 5 benefícios comprovados por diversos estudos que lhe provarão o muito que poderá ganhar ao aprender a tocar um instrumento.

1.    Desenvolve a capacidade de memorização, de concentração e de foco

Ao tocar um instrumento estimulará áreas do cérebro que de outra forma ficarão estagnadas. O processo de aprendizagem e posteriormente o de execução requer uma ativação das zonas do cérebro responsáveis pela memorização, pela concentração e pelo foco.

Um cérebro capaz de reter informação aliado a uma capacidade de foco e de concentração máxima resulta em qualidade e eficiência na elaboração das suas tarefas do dia a dia.

2.    Diminuição da perda da capacidade cognitiva e dos sinais de envelhecimento

Sabia que a prática de tocar um instrumento é muitas vezes aplicada no tratamento de doenças do foro neurológico e neurodegenerativas?

Isto acontece porque ao aprender a tocar um instrumento permitirá que as áreas do cérebro que comandam a capacidade cognitiva sejam estimuladas e desta forma reduzir os impactos que a perda desta aptidão pode causar, como nomeadamente o esquecimento.

3.    Aumenta a coordenação motora

Se é daquelas pessoas que passa a vida a dizer: «Eu sou tão descoordenado!», ou a ideia de entrar numa loja de música, como por exemplo na Ludimusic, e escolher um instrumento faz-lhe rir porque jura ter 2 mãos esquerdas, então fique a saber que tocar guitarra, bateria, piano ou clarinete, etc. permite-lhe aumentar a sua coordenação motora.

Quantos mais movimentos forem necessários para tocar o instrumento, mais estará a trabalhar a sua capacidade de coordenação motora.

4.    Desenvolve as competências sociais e promove o trabalho em equipa

Ao tocar numa banda, numa orquestra ou sociedade filarmónica temos, obrigatoriamente de trabalhar em equipa, temos que estar concentrados nos tempos e no trabalho dos nossos colegas para que o resultado final seja o pretendido.

Se cada um tocar para si, dificilmente a vossa atuação será apreciada por alguém, e o que estiverem a executar apelidar-se-á de música. Esta competência é algo que levará consigo para todas as esferas nas quais se movimenta, principalmente a laboral.

Quando existe esta vontade comum de tocar e o respeito pelo trabalho de cada um, nascem de forma natural as relações sociais, e assim surgem as amizades. Desta forma, poderá inclusive arranjar companhia para quando quiser ir ver as novidades uma loja de instrumentos musicais, já que partilham dos mesmos interesses e ambições: aprender e tocar um instrumento.

5.    Ajuda a combater o stress e a ansiedade, e aumenta o bem-estar

A nossa sociedade debate-se, cada vez mais, com estes dois grandes flagelos: o stress e a ansiedade.

Está comprovado que ao tocar um instrumento os níveis de cortisol descem evitando desta forma que surjam episódios de ansiedade ou de raiva. Mesmo para quem faz da música apenas um passatempo, este benefício é amplamente sentido.

Se por um lado diminui o cortisol, por outro lado aumenta a produção da serotonina, uma substância química também conhecida por «A molécula da felicidade», que provoca o bem-estar. Ao tocar um instrumento, não só diminuirá a ansiedade como se sentirá mais feliz, de bem com a vida. E não é exatamente isso que todos procuramos?

Como pôde verificar, aprender a tocar um instrumento, traz-lhe inúmeros benefícios que atuam a vários níveis como motor, cognitivo, psicológico, emocional e social, e todos eles ao alcance que qualquer pessoa que o deseje.

Não perca mais tempo, corra até uma loja de instrumentos musicais, escolha o seu instrumento de eleição e deixe-o fazer magia na sua vida.

VÊ TAMBÉM