Grande parte das pessoas tem borbulhas em algum momento da vida.

O mais comum é que elas apareçam na adolescência, pois neste período há o aumento da produção de hormônios androgénicos pelo organismo, como a testosterona, que estimulam a produção de oleosidade.

No entanto, a acne pode surgir em qualquer idade, sendo também comum ter ataques de acne hormonal, que aparecem normalmente em mulheres adultas entre os 20 e 40 anos.

Neste artigo vamos explicar, como surgem as borbulhas e as principais causas, o que á a acne e como prevenir e tratar a acne hormonal de forma natural, para que a probabilidade das borbulhas aparecerem seja baixa.

Como aparecem as borbulhas?

Todos nós temos folículos pilosos pequenos localizados na pele, cada um com uma glândula sebácea ligada a ele. Estas glândulas são responsáveis por secretar um óleo conhecido como sebo para evitar que a pele e o cabelo sequem.

As borbulhas desenvolvem-se quando as glândulas sebáceas da pele ficam entupidas e inflamadas.

Principais causas das borbulhas na cara

Entre as principais causas do aparecimento de borbulhas na cara, encontram-se a adolescência e todas as mudanças hormonais com ela relacionadas, a incorreta limpeza da pele, o uso excessivo de maquilhagem e a incorreta remoção da mesma.

O uso de cosméticos não adaptados ao nosso tipo de pele, o consumo de alguns alimentos como leite, doces, carboidratos e frituras, que resultam inflamatórios para a pele.

Reação a alguns medicamentos, apanhar sol em excesso, o aumento da progesterona, que aumenta a oleosidade durante a gravidez, predisposição genética – a acne e as borbulhas são frequentemente transmitidas nos genes, o que significa que as pessoas cujos pais tiveram acne são mais propensas a sofrerem do mesmo.

Fumar, visto que os carcinogénicos que cada cigarro contém podem deixar a pele irritada e, portanto, torná-la especialmente suscetível a problemas, e algumas doenças hormonais como a síndrome do ovário poliquístico (SOP), doença que aumenta a produção de androgênios, que são hormônios masculinos que atuam aumentando a produção de oleosidade pela pele e deixando-a mais tendenciosa à produção de acne.

O que é a acne hormonal?

A acne hormonal está intrinsecamente ligada às hormonas. As hormonas que causam este tipo de acne são flutuações de estrogénio e progesterona e ambas variam muito ao longo do mês e do ciclo menstrual.

Além disso, a proporção de cada uma dessas hormonas pode afetar os níveis de testosterona das mulheres, e também pode ser causador de acne hormonal.

Por último, o cortisol, a hormona do stress, também pode afetar essas temidas hormonas.

Sendo assim, a acne hormonal está normalmente relacionada ao stress ou à síndrome do ovário poliquístico (SOP) que é um distúrbio hormonal.

Como prevenir e tratar a acne hormonal

Tratar o desequilíbrio hormonal subjacente é a única maneira de tratar a acne relacionada à SOP. Se acha que a sua acne está relacionada com a síndrome do ovário poliquístico, fale com o seu médico ou dermatologista para que possam prescrever-lhe algo que possa ajudar.

No entanto, se não for a causa, existem outras formas de prevenir e cuidar a acne e evitar as borbulhas, tais como:

  • Controlar o açúcar no sangue: evitar flutuações de açúcar no sangue, seguindo uma dieta de baixo índice glicémico para controlar a acne é uma teoria que ganhou impulso no mundo da ciência. Comer alimentos açucarados aumenta os níveis de insulina, que é uma hormona que transporta o açúcar do sangue para as células, onde pode ser usado como energia. Isto estimula a liberação de outras hormonas.
  • Comer principalmente alimentos inteiros, densos em nutrientes: seguindo uma dieta rica em nutrientes, a dieta anti-inflamatória é uma das melhores maneiras de tratar e prevenir a acne naturalmente. Dado que a inflamação causa acne, escolher alimentos que reduzem a inflamação é crucial.
  • Optar por fontes de gordura anti-inflamatória ómega-3, como peixe gordo e sementes de chia, sobre fontes de gordura potencialmente inflamatórias ricas em ómega-6, como canola e óleos de soja, pode diminuir os sintomas da acne.
  • Encher o teu prato com vegetais e frutas coloridas é outra maneira de domar a inflamação e reduzir os sintomas da acne. Esses alimentos fornecem anti-inflamatórios antioxidantes e outros nutrientes vitais para a pele, como a vitamina C.
  • Limpar a pele com produtos cosméticos próprios para o teu tipo de pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, sendo que os sabonetes com ácido acetil salicílico são uma boa opção;
  • Usar protetor solar à base de água no rosto antes de passar a maquilhagem, mesmo que esta já tenha algum fator de proteção, para proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol;
  • Fazer uma esfoliação leve uma vez por semana para retirar as células mortas.

VÊ TAMBÉM