Tudo aquilo que nos gostamos, seja filmes, livros, musica, comida etc, revela mais sobre a nossa personalidade do que muitos imaginam. De acordo com a pesquisa publicada no Journal of Applied Social Psychology os fãs da saga do Harry Potter podem mesmo ser considerandos mais tolerantes e simpáticos do que aqueles que detestam esta história.

O estudo intitulado de “The greatest magic of Harry Potter: Reducing prejudice” (tradução “A maior mágica de Harry Potter: reduzir o preconceito“) consistiu em três etapas que envolveu a leitura de livros do Harry Potter entre jovens e estudantes de diferentes idades.

inspiringlife.pt - Pessoas que gostam de Harry Potter são mais tolerantes e empáticas segundo estudo

Na primeira etapa foi realizado um curso de seis semanas sobre o universo do incrível Harry Potter. Os seleccionados para assistir a estas aulas foram 34 estudantes italianos a frequentar o 5º ano. No final do curso, como é de esperar eles receberam um questionário e o resultado como é de esperar é que aqueles que tinham mais interesse nas aulas do Harry Potter foram precisamente os mesmo que se mostraram mais compreensivos com a situação de imigrantes na Europa.

Na segunda etapa o estudo foi com estudantes do ensino médio. Foram seleccionados 117 a participar nessas mesmas aulas sobre o mundo de Harry Potter, foram novamente enviados questionários. Desta vez o foco foi sobre o tema dos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros.). Adivinhem lá o resultado então? Isso mesmo, mais uma vez aqueles que mostravam mais interesse nas aulas mostraram menos preconceito em relação aos LGBT.

inspiringlife.pt - Pessoas que gostam de Harry Potter são mais tolerantes e empáticas segundo estudo

Por ultimo, no Reino Unido os estudantes que se identificavam menos com o personagem Voldemort, também eram os mais preocupados com os refugiados.

A conclusão deste estudo, é que realmente a longo prazo o contacto que estabelecemos com a leitura de histórias permite fazer que as pessoas possam melhorar as suas atitudes em relação a grupos externos. Será que a leitura pode ser a chave para a construção de um mundo melhor? Fica a dica!

inspiringlife.pt - Pessoas que gostam de Harry Potter são mais tolerantes e empáticas segundo estudo