Há cerca de uma semana atrás, um homem chamado Tony Lopes publicou na sua conta do Facebook uma reflexão que acabou por viralizar com mais de 320 mil gostos e 430 mil partilhas, sobre a caridade – ou falta dela! – na nossa sociedade actual!

Esta foi a sua publicação:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10211222114693347&set=a.3246254879909.2124161.1373031034&type=3&theater

“Ela perguntou: “Quanto você está vendendo os ovos?”

O velho vendedor respondeu: a cinquenta centavos- um ovo, Senhora”.

Ela disse: “Vou levar 6 ovos por dois reais e cinquenta ou vou embora”.

O velho vendedor respondeu: “Venha levá-los ao preço que você deseja. Pode ser, este é um bom começo porque não consegui vender nem um único ovo hoje “.

Ela pegou os ovos e se afastou sentindo que ganhou. Ela entrou em seu carro elegante e foi a um restaurante elegante com sua amiga. Lá, ela e sua amiga, pediram o que quiseram . Elas comeram um pouco e deixaram muito do que pediram. Então ela foi pagar a conta. A conta custava quatrocentos reais / -. Ela deu quatrocentos e cinquenta / – e pediu ao proprietário do restaurante para ficar com o troco….

Este incidente pode ter parecido bastante normal ao proprietário, mas muito doloroso para o vendedor de óvos pobre..

O que questiono é:
Por que sempre mostramos que temos o poder quando compramos dos necessitados? E por que ficamos generosos com aqueles que nem precisam de nossa generosidade?

Uma vez eu li em algum lugar:

“Meu pai costumava comprar bens simples de pessoas pobres a preços elevados, mesmo que ele não precisasse deles. Às vezes, ele costumava pagar mais por eles. Fiquei preocupado com este ato e perguntei-lhe por que ele faz isso? Então meu pai respondeu: “É uma caridade embrulhada com dignidade, meu filho”

Eu sei que a maioria de vocês não compartilhará esta mensagem, mas se você achar que as pessoas precisam ver isso, então, espalhe essa mensagem.”

Dá que pensar, não achas?