Quem tem um animal sabe bem a felicidade que é, eles trazem tanta alegria a uma casa que mesmo que saias só para para levar o lixo ou comprar pão durante 5 minutos, quando voltares vais ser ter uma recepção cheia de mimos.

Mas não é só isso, ter um cão bem estimado significa ter um amigo fiel até ao fim da sua vida, ele quando sente que estás triste vai-te dar um carinho, ou quando sente que estás em perigo ladra para te defender.

Segundo um estudo na Universidade de Kyoto, no Japão, ele conseguem tirar conclusões através de determinados comportamentos dos humanos podendo até perceber quem são as pessoas que não gostam dos seus donos.

O estudo feito testou 54 cães divididos em três grupos diferentes.

O primeiro grupo recebeu alimento de uma pessoa que se negou ajudar o dono a abrir uma lata de comida, mas em simultâneo os animais poderiam escolher uma refeição de uma outra pessoa que não demonstrou sentimento naquela cena.

O segundo grupo o cão podia receber alimento da pessoa que ajudou a abrir a lata de comida ao seu dono, ou de uma pessoa que estava de fora e que também não demonstrou sentimento na cena.

No terceiro grupo eles podiam escolher entre duas pessoas que não teve qualquer contacto com o seu dono.

De todos os testes feitos, no primeiro grupo apenas um cão aceitou comida da pessoa que não ajudou o seu dono, no outros dois grupos eles não demonstraram preferência por quem lhes serviu comer.

“Pela primeira vez, medimos como os cães fazem avaliações sociais e emocionais das pessoas, sem depender de seu interesse direto”, afirma Fujita.

Imagem de destaque: Auréanne Mailhiot