Não há duvida alguma de que o cão é de facto o melhor amigo do homem, falo por experiência própria. Hoje percebo porque este animal foi apelidado assim. Eles são sem dúvida o ser que melhor nos entende. Então quando são tratados com amor e carinho essa relação torna-se ainda mais especial.

Toda a gente sabe que os cães tem um excelente olfacto e quando treinados para isso eles conseguem através do cheiro descobrir coisas que nós humanos somos incapazes. Pois bem, mas esse não é o único sentido apurado destes seres maravilhosos. Eles tem uma audição fora do normal, conseguem ouvir até 4 vezes melhor do que um ser humano. Além disso ouvem a 8 metros enquanto o homem ouve até 2 metros. Consegue detectar a origem desse som com bastante precisão em menos de 1 segundo.

“Se para nós é extremamente desagradável imagina para ele que ouve 4 vezes mais do que tu!”

Não é a toa que alguns deles ficam extremamente assustados com barulhos mais estridentes, como um bater duma porta, um foguete ou uma mota barulhenta. Se para nós é extremamente desagradável imagina para ele que ouve 4 vezes mais do que tu!

Já pensaste porque será que cada vez que chegas a casa ele está todo entusiasmado ao invés de estar a dormir descansado, isto é porque ele te ouviu chegar muito antes de chegares à porta e já estava naquela ansiedade de te ver desde que te ouviu. Ou por exemplo, mal acabaste de acordar e ele já saltou para cima de ti cheio de vontade de te dar aqueles miminhos loucos logo pela manhã.

E aquele virar de cabeça repentino que não entendes o porquê? Que muitas vezes até achas que ele está a ver um fantasma! Mas não! Ele está apenas a ouvir algo que tu não consegues ouvir, uma frequência entre 10 a 40.000 Hz, inacessível para a escala humana, presa entre 16 e 20.000 Hz. Por isso eles são bons como “guardas” ele tem a capacidade de perceber se será ameaçador para ele e para ti. A missão dele também é proteger-te.

Outras vezes tu vês o teu cachorro a latir, pensas que ele está doidinho, mas não está, ele ouviu alguma coisa que tu não ouviste, não é tão inválido assim, ele está a reagir a alguma coisa.

Vou desafiar-te a teres atenção a pequenos pormenores do dia-a-dia, eu sei que são coisas muito rápidas, mas toma atenção quando o teu telemóvel toca, repara se ele não olha santes dele tocar, ou quando deixas cair algo, repara quando deixas cair alguma coisa, repara se ele não olha para os teus braços. Ele sente uma espécie de vibração que antecede por milésimos de segundo um acontecimento estridente. Ele pode até perceber quando vais chorar e deitar uma lágrima. Ele ouve a tua pulsação alterada e percebe que há algo de errado contigo, por isso te vem dar uma lambidela no rosto e tentar animar-te.

Ele entende mais do que tu imaginas, portanto sê carinhoso com este animal tão mas tão especial. <3

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS