Apesar dos gatos e cães serem os animais de estimação mais comuns, existe também quem prefira algo mais pequeno, como hamsteres. Contudo, há que saber bem sobre a espécie para não cometer certos erros, como por exemplo, enterrar o animal achando que este morreu, quando na realidade está apenas a hibernar.

Sim, para quem não sabia, os hamsteres hibernam. Mas atenção, não é assim tão comum. Na realidade, estes apenas entram em modo de hibernação quando passam por uma mudança de temperatura brusca que ocorre em algumas regiões do país onde a maior parte do tempo é quente, e de uma hora pra outra pode até nevar, ou então por falha de alimentação adequada, acabando por enfraquecer o seu sistema imunitário.

Mas como perceber se o animal morreu ou está simplesmente a hibernar?

Na realidade não é assim tão difícil. Basta tentares abrir os seus olhos e veres se o mesmo responde e se mexe. Se os batimentos cardíacos e a respiração estiverem muito lentos e fracos, então tens de agir rápido. Caso não vejas qualquer movimento, então o mais certo é ele ter falecido.

Felizmente, caso ele esteja a hibernar, existe uma forma de reverter o processo. Primeiro, terás de o aquecer, envolvendo o animal numa toalha e usar o calor das tuas mãos para aumentar a sua temperatura. Um alerta só para este processo que poderá demorar minutos ou até mesmo horas. Se perceberes que o animal está vivo, mas não responde, faz pequenas massagens e dirige-te o quanto antes ao veterinário mais próximo.

Se quiseres evitar que isto aconteça, então toma muito cuidado com a sua alimentação, garantindo que ele ingere proteínas e vegetais; e claro, certifica-te de que está num ambiente com uma temperatura adequada.

Recentemente, uma jovem decidiu partilhar um vídeo a demonstrar exactamente o que podes fazer numa situação destas, alertando para a importância de nos certificar-mos sempre se o animal está simplesmente a dormir profundamente ou não!

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS