Cada vez mais os pais se preocupam desde cedo em desinfectar tudo o que é para os seus filhos, desde roupas, biberões, chupetas e até os seus brinquedos. Contudo, a ciência defende que os micróbios presentes nesses objectos são essenciais para que as crianças desenvolvam uma boa imunidade.

A microbiologista Marie-Claire Arrieta, escreveu mesmo um livro sobre este assunto chamado “Let Them Eat Dirt. Saving Your Child from an Oversanitized World” (“Deixem elas comer porcaria. A salvar as vossas crianças de um mundo demasiado sanitizado”).

Por muito bom que possa ser sentir que tudo está bem limpinho e desinfectado, na realidade isso acaba por enfraquecer as defesas das crianças que não são habituadas desde pequenas a lidarem com a sujidade típica do nosso Mundo. Daí que doenças como alergias e até obesidade sejam cada vez mais frequentes desde muito cedo.

Atenção, não estou com isto a dizer que deves deixar de lavar as mãos, mas sim apenas para o fazes como é realmente necessário: antes de cada refeição e após uma ida à casa-de-banho.

Deixa as crianças brincarem à vontade e se elas gostarem de mexer em Terra, aproveita e brinca também 😁

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS