Ao início, maquilhar é uma tarefa que não é fácil, sobretudo devido à quantidade de produtos que existem atualmente e que podem acabar por confundir quem se inicia neste mundo. Por isso mesmo, é importante entender quais são os essenciais de maquilhagem para iniciantes. Assim, conseguir ter bons looks é garantido.

Antes de mais nada, é importante perceber quais são as necessidades de maquilhagem para que se possa criar um kit adequado a todas as situações. De modo a conseguir ter um espetro de produtos versátil, deve-se apostar em tons neutros, como os nude e os rosas, que ficam bem em quase todas as ocasiões e tons de pele.

Posto isto, quais são, afinal, os essenciais de uma maquilhagem para iniciantes?

Maquilhagem para iniciantes: os 10 produtos essenciais

A par dos gostos e necessidades, é importante que os produtos estejam de acordo com o tipo de pele, caso contrário, toda a maquilhagem poderá ficar comprometida.

1. BB Cream

Apesar de ter uma base com cobertura ser essencial para ocasiões especiais, no dia-a-dia poderá ser um produto pouco adequado devido à sua alta cobertura. Nesse sentido, um BB Cream é mais do que suficiente, pois além de uniformizar o tom de pele, as versões mais atuais costumam trazer proteção solar e fator hidratante.

2. Base com alta cobertura

Caso não haja o desejo ou a necessidade de usar maquilhagem no dia-a-dia, pode-se tirar o BB Cream e substitui-lo por uma base de média ou alta cobertura para eventos especiais como casamentos ou batizados. Afinal, uma boa pele faz toda a diferença na maquilhagem.

3. Corretor, o produto-chave de qualquer maquilhagem para iniciantes

Mesmo nos dias em que não há vontade de maquilhar, um corretor faz milagres! Porquê? Porque pode ser usado de várias formas, nomeadamente:

  • Corrigir olheiras e espinhas;
  • Iluminar partes estratégicas do rosto;
  • Misturar um pouco de hidratante com o corretor, de modo a criar um creme com cor para uma cobertura leve.

4. Pó

Seja compacto, solto ou translúcido, este é um dos produtos que tem de estar no estojo de maquilhagem para iniciantes, sobretudo quem tem pele oleosa. Além de tirar o brilho de pele, este produto ajuda a fixar melhor a base e o corretor.

A par de ajudar a fixar a maquilhagem, os pós soltos, como são mais leves, dão um efeito mais natural na pele. Para quem se inicia, os pós translúcidos são a melhor opção.

5. Blush

Embora o tom de blush varie de tom de pele para tom de pele, ele é essencial para dar um ar de saúde à maquilhagem mais básica. Além disso, pode, em muitos casos, funcionar como bronze.

6. Máscara de pestanas

Mesmo que não se queira usar mais nenhum produto de maquilhagem, a máscara de pestanas é essencial para dar um efeito lifting ao olhar. Quando usado numa maquilhagem mais elaboradas, o efeito é espantoso.

7. Sombra opaca

Ter uma sombra opaca no kit de maquilhagem é, sem dúvida, crucial, sobretudo se for castanha. Porquê? Porque se for escolhida no tom certo, pode ajudar, inclusive, a corrigir pequenas falhas nas sobrancelhas, funcionando como um produto multifunções.

Caso exista essa necessidade e desejos, pode-se investir numa paleta simples só com tons neutros, funcionando para diversas maquilhagens.

8. Batom

Quando se falha em maquilhagem para iniciantes, sem dúvida que um dos principais produtos é o batom, sobretudo se for em tons neutros. Para começar, os ideais são os nudes ou rosados, pois além de darem um aspeto mais natural à maquilhagem do dia-a-dia, são perfeitos para usar com olhos mais elaborados nas maquilhagens festivas.

À semelhança de outros produtos, o batom pode, por exemplo, servir como sombra ou blush em creme.

9. Esponjinha e kit de pincéis

Quando se começa a usar maquilhagem, uma das ferramentas mais simples de se usar é a esponja. Além de ajudar a espalhar bem o produto, permite que se use apenas a quantidade necessária para uniformizar o tom de pele.

A par da esponja, é importante apostar num kit de pincéis, sobretudo de olhos, para conseguir obter diferentes looks. Assim, destacam-se os seguintes modelos:

  • Chanfrado: permite corrigir as sobrancelhas;
  • Achatado: ajuda a depositar a sombra na pálpebra;
  • Fofinho: para esfumar as sombras.

Para o rosto, é aconselhável ter um pincel de pó e outro de blush.

10. Perfume

Embora não seja um produto de maquilhagem em si, o perfume é, de facto, a melhor forma de terminar o ritual de cuidados do rosto, incluindo o processo de maquilhar.

Atualmente, existem vários guias de perfumes online que permitem, com base na personalidade, escolher qual o mais adequado. Assim, a confiança de sair bonita e cheirosa não passará despercebida!

VÊ TAMBÉM