Se tens o hábito de limpar a casa regularmente, fica a saber que, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Bergen, na Noruega e publicado pelo jornal da Sociedade Toráxica Americana., isso faz tão mal quanto se fumasses 20 cigarros por dia. Isto no caso das mulheres, já que o mesmo efeito não foi encontrado nos homens!

Este problema deve-se à quantidade de produtos químicos que são normalmente utilizados para as limpezas, como a lixívia ou o amoníaco, que irritam as membranas mucosas presentes nas vias aéreas, e acabam por danificar as vias respiratórias e os próprios pulmões.

20

No caso dos homens, os investigadores acreditam que não acontece o mesmo devidoao facto de os pulmões destes serem menos suscetíveis a esse impacto, já que são mais resistentes aos danos provocados por diversos agentes irritantes, como o fumo de tabaco.

No estudo, os pesquisadores analisaram os pulmões de 6200 pessoas, em duas fases, sendo que numa primeira fase, as pessoas tinham em média 34 anos e posteriormente, passados 20 anos. Para os resultados, foi tido em conta se estas faziam a limpeza doméstica regularmente (pelo menos uma vez por semana, ou a nível profissional) e se recorriam a produtos químicos e sprays para o efeito.

Surpreendentemente, o uso de líquidos e de pulverizadores não provocou grande alteração no resultado do estudo, ao contrário do que os pesquisadores esperavam.

Quando se pensa na inalação de pequenas partículas de agentes de limpeza destinados a limpar o chão e não os pulmões, talvez não seja surpreedente” o impacto destes, disse Oisten Svanes, co-autor do estudo.

Fonte: Visão.sapo

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS