Se és uma das pessoas que odeia lavar a louça, deixe-me dizer-te que essa atitude deve ser alterada porque um estudo realizado pela Universidade da Califórnia diz que esta atividade doméstica traz vários benefícios à saúde e pode até ajudar a prolongar a vida.

Muitas vezes os especialistas sugerem que, para manter uma boa condição física, é necessário exercitar-se pelo menos 30 minutos por dia, seja com uma caminhada, corrida ou ioga, mas desta vez há algo muito melhor do que isso, mas… Lava a louça!

É isso mesmo, esta atividade que muitas vezes odiamos, dá-nos preguiça ou até nojo, ajuda a ter uma qualidade de vida melhor e, portanto, saúde e vida longa.

O estudo, publicado no Journal of the American Geriatrics Society, menciona que lavar a louça influencia positivamente a expectativa de vida.

“(…) a taxa de mortalidade diminuiu naquelas mulheres que fizeram alguma atividade física leve (…)”

Para alcançar esse resultado, os especialistas realizaram um experiência com 6000 mulheres entre 65 e 99 anos, registando a atividade física de cada uma delas através de sensores por uma semana. Eles também monitorizaram o seu estado de saúde ao longo de três anos.

Os resultados foram surpreendentes, porque a taxa de mortalidade diminuiu naquelas mulheres que fizeram alguma atividade física leve, como lavar a louça, limpar a casa ou caminhar ao ar livre por pelo menos 30 minutos por dia.

Por esse motivo, os cientistas apontam que as atividades mencionadas reduzem o risco de morte em 12%, mas se o fazem diariamente por mais de 30 minutos, essa percentagem aumenta em 39%.

A esse respeito, a principal autora do estudo, Andrea Z. LaCroix, diz que realizar uma atividade tão simples quanto lavar a louça reduz o risco de morte súbita porque, quando feito conscientemente, reduz imediatamente os níveis de stress e fortalece o sistema imunitário.

“O aumento dos níveis de atividade física, leves e moderados, pode ser quase tão eficaz quanto o exercício rigoroso regular na prevenção de uma doença crónica importante. Não precisamos de correr maratonas para nos manter saudáveis”, explicou o pesquisador.

Benefícios de lavar a louça:

-Reduzir o nível de stress
-Reforça o sistema imunitário
-Aumenta a sensação de bem-estar
-Melhora a respiração
-Você aprende a controlar as situações
-Omitir pensamentos negativos
-Reduza seus níveis de ansiedade
-Melhora a qualidade do sono
-Baixa chance de sofrer de depressão
-Ajuda a prolongar sua vida

Deve-se notar que a chave para obter esses benefícios é concentrar-se apenas na lavagem da louça, ou seja, realizar essa atividade conscientemente, com foco em ser bem limpo, no cheiro de sabão, espuma e na água que corre através de nossos pratos e pele, então aprenderemos a canalizar emoções e controlar a situação.

Traduzido e adaptado do site: soycarmin

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM




COMENTÁRIOS