Esta iniciativa inspirou milhares de pessoas a encher garrafas de plástico pontas de cigarro fotografar e postar nas redes sociais.

Um grupo de adolescentes franceses lançou uma campanha viral que incentiva as pessoas a colocar pontas de cigarro fotografar e publicar imagens do resultado nas redes sociais para combater a poluição.

Jason Prince, um utilizador do Twitter, publicou uma foto com uma garrafa cheia de filtros: ele usou como descrição “20 minutos para encher esta garrafa de litro” numa área inferior a 50 metros quadrados.

Sua amiga Amel Talha, que colabora com a empresa francesa MéGo, que coleta e recicla filtros de cigarro, mais tarde lançou o rótulo #FillTheBottle para que outras pessoas participem nesse movimento.

Desde então, esse desafio inspirou milhares de pessoas de diferentes cantos do mundo a encher garrafas de plástico com esse lixo e espalhar o resultado para combater a poluição e chamar a atenção para este problema.

A iniciativa tornou-se tão popular que até o chefe de Comunicação do órgão não governamental Conselho Europeu de Informação sobre Alimentos, Nimali Samarasinha, gostou essa ideia.

Vários estudos indicam que as toxinas que contêm filtros de cigarro podem reduzir o crescimento das plantas e danificar a vida marinha.

Após o sucesso desta campanha, outras pessoas expandiram a variedade de resíduos que recolheram nas ruas e praias.

Além disso, 4,9 dos 5,5 bilhões de cigarros produzidos a cada ano no mundo contêm um filtro plástico feito de acetato de celulose que pode levar décadas para se decompor, detalha o projeto de Poluição do Cigarro.

Por seu lado, a organização Ocean Conservancy publicou um relatório em 2018 no qual afirmou que esses restos estão entre os 10 itens de lixo mais coletados nas praias do nosso planeta.

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM




COMENTÁRIOS