A igualdade de géneros têm sido um assunto bastante debatido em todo o Mundo há há décadas, no entanto, pouco foi feito nesse sentido. Felizmente, a Islândia decidiu tomar a iniciativa e desde o dia 1 de Janeiro de 2018 passou a ser ilegal os homens receberem mais do que as mulheres no mesmo local de trabalho.

De acordo com a nova legislação, as empresas e agências governamentais que empregam mais de 25 funcionários, serão obrigados, por lei, a obter o reconhecimento oficial do governo pelas suas políticas de igualdade de remuneração através de um certificado.

inspiringlife.pt - Islândia torna-se o primeiro país do Mundo a legalizar o pagamento de salário igual entre géneros

Dagny Osk Aradottir Pind, um membro do conselho da Associação dos Direitos das Mulheres Islandesas, disse numa entrevista:

“(É) um mecanismo para garantir que mulheres e homens sejam pagos igualmente. Tivemos uma legislação a dizer que o pagamento deve ser igual para homens e mulheres há décadas, mas ainda temos uma diferença salarial.”

Esta alteração da lei já havia sido anunciada a dia 8 de Março de 2017, Dia Internacional da Mulher, no entanto só entrou em vigor a dia 1 de Janeiro de 2018.

Classificado como o melhor país pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) como o país com maior igualdade de gênero do mundo, esta sua nova lei é sem dúvida uma vitória para as mulheres islandesas na luta pela igualdade que esperemos que sirva de exemplo para todos os outros países do Mundo!

Fonte: Unilad