Se está a pensar em mudar de profissão, ou se está a estudar e ainda não sabe que profissão seguir, então este artigo pode ser-lhe de grande utilidade! Hoje, já existe um portal de carreiras e profissões na Web que disponibiliza centenas de profissões, detalhadas, e que pode fazer a diferença na hora de escolher aquilo que vai fazer para o resto da sua vida!

O ano de 2020 foi, sem dúvida, o mais difícil deste século. Mas nem tudo foi mau! O surgimento de um portal de profissões deste porte é, com toda a certeza, uma excelente notícia!

Não estamos a falar de um site com informações de meia dúzia de carreiras ou cursos. Falamos, sim, de um site muito completo, com informações detalhadas de centenas de profissões, de várias áreas!

Por isso, se ainda está na dúvida sobre a profissão certa, ou se está descontente com a sua profissão atual e quer arriscar numa área diferente, pode encontrar a solução aqui!

Vamos ver o que pode esperar deste site recente, mas que pode, sem dúvida, ajudar muito na sua vida!

O que esperar do Guia das Profissões?

O Guia das Profissões é um site que surgiu em 2020, em plena pandemia de Covid-19, com o intuito de ajudar jovens e adultos a encontrarem a profissão certa! É isso mesmo! Falamos de um grande portal, com informações bastante detalhadas sobre centenas de profissões!

Neste site, consegue encontrar informações de profissões mais conhecidas, como a de advogado ou contabilista, por exemplo, mas também profissões novas e desconhecidas da maioria das pessoas, como a de Walker Talker, ou Dog Walker, por exemplo!

Então, o Guia das Profissões pode, sim, fazer uma grande diferença na hora de escolher uma profissão. Eles incluem informações sobre:
• A profissão no dia a dia (o que faz determinado profissional, quais as funções que pode desempenhar)
• Saídas no mercado de trabalho (onde pode trabalhar, e como está o mercado de trabalho atualmente)
• Como entrar na carreira (qual o curso tirar, onde se candidatar, como fazer a candidatura, possíveis estágios, entre outros aspetos)
• Onde estudar (quais os cursos precisa tirar, faculdades, escolas profissionais, ou cursos online possíveis)
Como vê, este site não se limita a descrever a profissão. Eles adicionaram várias informações interessantes que podem fazer a diferença na hora de escolher determinada carreira.

Vantagens de consultar o Guia das Profissões

O facto de mostrarem como é o dia a dia no trabalho já nos dá uma informação útil. Assim, nós conseguimos saber como é o trabalho na prática.

A verdade é que, muitas vezes, nós escolhemos uma profissão com base na ideia que fazemos dela. É quase que uma ideia romantizada da profissão. Depois, quando começamos a trabalhar, percebemos que aquilo que pensávamos não condiz, de todo, com a realidade.

Por isso, o Guia das Profissões é um excelente começo para determinar se uma profissão vai de encontro com aquilo que queremos, ou não.

Além disso, ao darem informações sobre as saídas no mercado de trabalho, e como está o mercado para cada profissão, conseguimos determinar se vale a pena, realmente, investir numa determinada carreira.

Imagine que está dividido entre duas profissões. Ao saber as saídas no mercado de trabalho, assim como a empregabilidade de cada uma, será mais fácil tomar uma decisão.

Finalmente, eles conseguem ajudar-nos bastante ao mostrar o passo a passo para entrar numa carreira, facilitando, em muito, na hora de nos candidatarmos a qualquer vaga.

Como se não bastasse, eles ainda nos deixam alguns exemplos de cursos que podemos tirar para a profissão que escolhemos.

O que o futuro reserva?

Nós estivemos à conversa com a equipa do Guia das Profissões para saber o que eles ainda têm debaixo da manga! Uma equipa jovem e audaz teria, com toda a certeza, mais para oferecer aos seus visitantes!

E é bem verdade!

Não tarda eles vão ter no seu site vários testes vocacionais e psicotécnicos para ajudar jovens e adultos a perceber quais são as profissões que melhor se encaixam ao seu perfil.

Este é, sem dúvida, mais um passo para tornar a escolha da profissão mais fácil, mas também com maior probabilidade de escolher uma carreira que se enquadra com a sua personalidade.

Segundo eles, o objetivo é mesmo ajudar todos a serem felizes profissionalmente. Não importa qual a profissão que escolhem, se ganham muito, se ganham menos. O que realmente importa é que se sintam felizes no trabalho, até porque a vida profissional ocupa metade do tempo útil da vida de uma pessoa.

Sendo assim, a equipa do Guia das Profissões vai fazer de tudo para ajudar os jovens a encontrarem uma profissão que se adeque ao seu perfil, àquilo que realmente gostam de fazer. Mas também ajudar os adultos que não estão felizes no seu trabalho a encontrarem a sua verdadeira vocação.

Num momento em que se pensa muito no futuro do mercado de trabalho, é importante termos nas mãos o máximo de conhecimento possível. Por isso, se está a ponderar na sua carreira profissional, não pode deixar de espreitar este portal!

Vai valer a pena!

Foto por freepik – br.freepik.com

VÊ TAMBÉM