Costumas falar contigo própria(o) em voz alta? Normalmente quando isso acontece, costumam dizer que só os “maluquinhos” é que o fazem, certo? A verdade é que, de acordo com um estudo, na realidade, as pessoas que falam em voz alta consigo mesmas são mais inteligentes.

Após pedirem a um grupo de pessoas para uns lerem em voz alta e outros silenciosamente, pesquisadores puderam confirmar que aqueles que haviam lido em voz alta tinham conseguido concentrar-se melhor e absorver mais a informação do que os outros.

De acordo com a coautora e psicóloga do estudo, Dra. Paloma Mari-Beffa, “simplesmente por nos ouvirmos a nós mesmos, os comandos auditivos parecem ser melhores controladores de comportamento do que os escritos”. 

Os nossos pensamentos internos ajudam-nos a organizar pensamentos, emoções e memórias, bem como planear ações, contudo dizê-los em voz alta ajuda-nos a concentrarmos-nos melhor. Daí ser tão frequente vermos atletas a falarem em voz alta com eles mesmos em momentos de stress.

Desta forma, se precisas de te concentrar seja para estudar, seja no trabalho, ou em qualquer situação da tua vida, falares em voz alta contigo mesma(o), pode ajudar-te a atingires o teu objectivo com sucesso.

Fonte: Auxx

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS