Quem é que nunca falou para um cachorro? Pois eu farto-me de ter longas conversas com os meus, mesmo achando que eles não entendem nada do que eu digo! Mas a verdade é que afinal eles entendem, pelo menos de acordo com um estudo realizado por um grupo de cientistas que acabaram por publicar o resultado do mesmo na revista Science.

Após 13 cães terem sido ensinados a permanecer quietos durante uma ressonância magnética, os seus tutores foram falando para eles utilizando uma seleção de expressões animadoras numa entonação positiva e com um tom de voz normal, repetindo depois a mesma experiência com palavras neutras.

Durante este processo, os cientistas foram capazes de verificar que o hemisfério direito do cérebro é capaz de diferenciar as palavras, independentemente da entonação usada, ou seja, os cachorros são capazes de perceber as palavras – quer as positivas, quer as neutras – pronunciadas em qualquer entonação, entendendo exatamente o seu significado. No caso do hemisfério esquerdo, este reconhece os diferentes tipos de entoações que damos às palavras.

Para perceberes melhor como foi feita esta pesquisa, juntei um vídeo onde mostra exactamente todos os processos:

Assim sendo, da próxima vez, toma atenção ao que dizes ao teu cachorro, pois ele vai perceber tudo o que lhe disseres 😂

Imagem de capa: Kangaru, Shutterstock

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS