Se gostas de dormir até tarde ao fim de semana então fica a saber que fazes muito bem, principalmente se dormes pouco durante o resto da semana. Porquê?

Uma pesquisa realizada na Suécia que estudou os hábitos de sono de mais de 38 mil adultos, concluiu que dormir mais nos dias de folga pode salvar-te de uma morte precoce.

De acordo com os cientistas,  os adultos que dormem durante 5 horas (ou até menos) todas as noites têm uma taxa de mortalidade de 65% mais alta do que aqueles que dormem entre 6 a 7 horas. Contudo, as pessoas que dormem pouco durante os dias de trabalho, mas que dormem mais nos dias de folga (mínimo 8 horas) não registam aumento no risco de morte.

Para essa pesquisa foram tidos em conta diversos factores, como sexo, índice de massa corporal, tabagismo e atividade física, tendo sido baseada nos registros de óbitos existentes entre 1997 e 2010.

Mas se achas que dormir muito todos os dias faz bem, então desengana-te: na realidade, as pessoas que dormem mais de 9 horas por noite também registaram uma taxa de mortalidade maior que as pessoas que dormem entre 6 a 7 horas por noite.

Assim sendo, se dormes pouco durante a semana (ou nos dias em que trabalhas), aproveita bem o fim-de-semana (ou as folgas) para recuperares o sono em atraso. Acredita que o teu corpo vai agradecer!

Fonte: The Guardian

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS