Todos nós sabemos que o consumo de álcool pode levar-nos a fazer coisas que nunca achámos ser capazes de fazer. Contudo, um grupo de pesquisadores da Universidade de Liverpool e do King’s College, no Reino Unido e da Universidade de Maastricht, na Holanda conduziu um estudo que concluiu que o consumo de álcool melhora a capacidade de falar línguas estrangeiras.

Mas atenção! Não te ponhas agora a beber álcool à doida só para conseguires falar com aquele deus italiano que viste no outro dia na discoteca, ou com aquela sueca sexy que tens visto na praia, pois de acordo com o estudo, isso só funciona se ingerires pequenas quantidades. Aliás, se exagerares no consumo, isso vai acabar por ter o efeito contrário, podendo mesmo fazer com que fiques com a fala arrastada.

Para o estudo em questão foram convocados 50 alemães nativos que estudavam na Universidade de Maastricht, que fica na Holanda, perto da fronteira alemã. Uma vez que as suas aulas eram ministradas em holandês, cada um dos 50 foi convidado a ter uma conversa casual de dois minutos com um entrevistador em holandês, sendo que antes metade recebeu água para beber, enquanto a outra metade recebeu álcool. A quantidade de álcool foi diferente para cada pessoa, mas foi racionalmente baseada no peso da pessoa.

A conversa de cada pessoa foi gravada e depois pontuada por dois falantes nativos de holandês – que não sabiam quais as pessoas que haviam bebido o álcool.

No final, ao analisarem os resultados das avaliações, verificaram que os alunos que tinham consumido álcool tiveram um melhor desempenho na categoria de pronúncia.

Segundo Inge Kersbergen, coautor do estudo e pesquisador do Instituto de Psicologia, Saúde e Sociedade da Universidade Liverpool, “o nosso estudo mostra que o consumo de álcool pode ter efeitos benéficos na pronúncia de uma língua estrangeira em pessoas que a aprenderam recentemente”.

Como é óbvio, se não souberes falar inglês, holandês, francês ou qualquer outra língua estrangeira, não é por beberes álcool que vais passar a saber, contudo, a verdade é que a desinibição provocada pelo consumo de álcool faz com que as pessoas que têm alguns conhecimentos de línguas estrangeiras se sintam mais à-vontade e com confiança para se pronunciarem.

Mas não te esqueças… é só um pouco de álcool! 😄

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS