Quando um casal é feliz e tem uma relação saudável é perfeitamente normal pensar em casar, ou até mesmo viver junto; mas se achas que isso já é óptimo, acredita que o casamento ainda traz mais vantagens, principalmente no que diz respeito à saúde!

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Carnegie Mellon, EUA, e publicado na revista Psychoneuroendocrinology, pessoas casadas são muito menos stressadas e têm menos riscos de adoecerem! Porquê? – perguntas tu?

Na realidade, tem tudo a ver com uma hormona chamada cortisol que é produzida pela parte superior da glândula supra-renal e está diretamente envolvida na resposta ao estresse.

Para este estudo foram realizados testes em laboratórios através da coleta de saliva de 572 adultos saudáveis entre 21 e 55 anos de idade durante três dias não consecutivos, que acabaram por chegar à conclusão que pessoas casadas produziam muito menos cortisol do que pessoas solteiras, divorciadas ou viúvas; sendo que este apresenta picos no período da manhã e é reduzido ao longo do dia.

Tendo em conta que em pessoas casadas essa redução é mais rápida, estas não só correm menos riscos de contraírem doenças cardíacas, como o seu organismo fica mais protegido!

Mais um motivo para casares, não achas? 😄

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM