Por muito que as pessoas digam que os cachorros não têm sentimentos, e que não passam de simples animais, a verdade é que eles são capazes de sentir verdadeiras emoções humanas, como alegria e até ciúme, podendo mesmo perceber se uma pessoa é boa ou má.

Num estudo publicado na revista Animal Cognitionuma equipa de pesquisadores liderada por Akiko Takaoka da Universidade de Kyoto no Japão testou 34 cachorros em três rodadas de apontar, sendo que na primeira estes apontaram para um recipiente cheio de comida que estava escondido, na segunda para um recipiente vazio, também escondido, e na terceira apontaram novamente para aquele que estava com comida, contudo os cachorros não responderam a esta última indicação.

De acordo com Takaoka, isso aconteceu porque possivelmente usaram a experiência com o pesquisador para avaliarem se este seria de confiança ou não. Até porque logo se seguida, um novo membro do estudo apontou para o mesmo lugar do terceiro experimento e os animais seguiram essa nova pessoa com interesse.

Eles (os cachorros) têm uma inteligência social mais sofisticada do que pensamos, que evoluiu seletivamente na sua longa história ao lado dos seres humanos.”, disse Takaoka.

Assim sendo, se o teu cachorro tem um comportamento diferente do normal com determinada pessoa, então é melhor ficares bem atento. Na realidade, ele pode estar a querer dizer-te alguma coisa.

Fonte: Para os curiosos

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS