Custa-te tanto levantares de manhã para ires trabalhar que parece uma verdadeira tortura? Pois a verdade é que, segundo o pesquisador Dr. Paul Kelley, é mesmo! De acordo com um estudo realizado na Grã-Bretanha e publicado no Nuffield Department of Clinical Neurosciences, levantar antes das 10h é tão prejudicial à saúde que pode ser considerado uma tortura.

Dr. Paul referiu no British Science Festival que a principal causa disso é o facto do nosso corpo funcionar naturalmente com um temporizador biológico, conhecido como ritmo circadiano, ou seja, o nosso relógio corporal que está programado para um bom funcionamento da nossa actividade cerebral.

Contudo, desde o final do século 18, a sociedade habituou-se ao dia útil de 8 horas que foi implementado como uma forma de rentabilizar e maximizar a produtividade das fábricas que funcionavam dia e noite, interferindo com o nosso ritmo circadiano e prejudicando tanto a nossa saúde mental como física.

Segundo Dr. Paul, os seres humanos só deviam começar o dia dia de trabalho/estudo a partir das 10h, garantindo assim um melhor desempenho e produtividade. Aliás, esta teoria chegou a ser testada numa escola, sendo que após um período de tempo determinado que incluiu um período de exames, os resultados foram positivos numa variedade de diferentes aspectos da vida escolar. Tanto as taxas de presença melhoraram, como a produtividade geral da escola, e até as notas dos alunos aumentaram drasticamente, provando que de facto começar o dia escolar após as 10h trás diversos benefícios.

Infelizmente a sociedade actual já está tão habituada ao horário normal (09h – 18h) que preferem ficar dependentes do café para se manterem alerta e produtivos, do que alterar os seus hábitos.

É pena, não achas?

Fonte original: Truth Theory

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM