As roadtrips são excelentes momentos para pôr pensamentos em dia e para voltar à rotina diária com mais força e motivação. Todas as paisagens que surgem pelo caminho, os diferentes pratos que podemos provar nas cidades em que passamos, a calma que sentimos no meio das serras ou na costa e todas as experiências são uma boa forma de começar o ano.

E são essas experiências e momentos inesquecíveis que a estrada nacional 2 promete. Ao longo da viagem vais passar por mais de 10 cidades, de norte a sul de Portugal, e terás a oportunidade de ver algumas das paisagens mais belas do nosso país.

Sem mais demoras, segue-se mais informações sobre esta roadtrip incrível.

Roadtrip na Estrada Nacional 2: tudo o que precisas de saber

Começa em Chaves ou em Faro, a escolha é tua

Não importa se começas esta viagem incrível a norte ou a sul do país, pois a diferença está na contagem dos quilómetros. Para uma contagem crescente, começa a viagem em Chaves, e para uma contagem decrescente, começa em Faro.

Também é importante planeares toda a viagem para saberes, ao certo, o tempo que demoras entre cidades e onde ficarás a dormir em cada dia. Aliás, se puderes, planeia tudo isso com antecedência. Podes, ou não, fazer as reservas, depende da liberdade que queres ter durante a viagem.

Não te esqueças que também deves levar tudo o que podes precisar ao longo da viagem. Isso inclui alguma comida, mudas de roupa, água (não te esqueças da água!), máquina fotográfica para capturar os melhores momentos e a aplicação do mapa (também não te esqueças disto!).

Por último, não te esqueças do passaporte da EN2 ou de instalar a aplicação no telemóvel. Claro que a versão em papel é sempre uma recordação mais interessante.

Não é necessário fazer a aventura toda de uma vez

Infelizmente nem todos temos uma semana disponível no início do ano para dedicar à roadtrip, mas não há problema, esta estrada pode ser percorrida por etapas. Descobre qual a tua disponibilidade e organiza a viagem de acordo com a mesma.

Podes, também, optar por percorrer apenas a zona Norte, Centro ou Sul de Portugal ou, ainda, uma das muitas rotas existentes. As melhores, na nossa opinião, são a Rota Termal, a Rota Histórica, a Rota das Praias Fluviais e a Rota das Catedrais. Ao longo da rota das catedrais, não tens muitas oportunidades para comprar produtos religiosos para recordação, mas isso pode ser facilmente resolvido se comprares em lojas online de artigos religiosos, como a Holyart. Por exemplo, podes comprar uma figura de São Pedro como recordação da visita à Igreja de São Pedro.

O importante é tirar esse tempo para reflexão ou para criar momentos com os amigos e familiares que nos acompanham.

Monumentos interessantes para visitar ao longo da viagem

Por último, estes são os monumentos mais interessantes (na nossa opinião) que se pode ver ao longo da viagem. Lembrando que existem muitos outros e que o melhor é planear a viagem com antecedência de modo a que sejam visitados o máximo de monumentos de interesse.

Para começar, visita o máximo possível na cidade de Chaves no dia em que fizeres a viagem até esta cidade. Visita o Castelo de Chaves, o Jardim do Tabolado, as pontes, a Praça de Camões e podes até visitar o Museu da Região Flaviense. Se começares em Faro, faz o mesmo nessa cidade.

Ao longo do caminho, recomendamos que visites os jardins do centenário Parque de Vidago, o Castelo de Pena de Aguiar, os Palácio de Mateus em Vila Real, subas ao Penedo do Castro em Penacova, visites as ruínas do Castelo de Montemor-o-novo, e muito, muito mais.

Podes encontrar mais informações sobre o roteiro neste conteúdo completo ou encontrar algumas rotas interessantes neste website.

Acima de tudo, abraça quaisquer imprevistos que apareçam no caminho. Podem não ser amigáveis para com o teu plano, mas acredita que te vão levar a uma aventura que nunca mais vais esquecer.

VÊ TAMBÉM