Inspiring Stories

Dublin contrata moradores de rua como guias turísticos

Eles cobram apenas 10 euros e contam a história de suas ruas, através de suas próprias experiências. Muitas outras grandes cidades estão replicando a iniciativa.

As teorias para reduzir o número de pessoas em situações de rua são milhões. Alguns têm alguma lógica e trabalho, outros por nada. Por outro lado, outro problema aparece, diametralmente oposto, relacionado aos turistas. E é que, além de ser uma vergonha ver as pessoas sofrendo nas ruas, os guias turísticos geralmente não são os melhores.

Dublin (República da Irlanda) aceitou essas duas questões e contratou moradores de rua para serem guias turísticos. Eles lhes dão trabalho, os reintegram socialmente e também ninguém conhece a cidade melhor do que eles. Dois pássaros com uma cajadada.

A cidade é um destino turístico imperdível, bares grandes e proeminentes, pubs, passeios literários e inúmeras experiências viking são alguns dos panoramas que muitos turistas escolhem.

Um dos grandes problemas, que também assusta os visitantes, é o número de pessoas que vivem em situação de rua.

“Simplesmente não temos propriedades para o número de pessoas que estão trabalhando. A falta de moradia pode ser socialmente aceitável e se tornar a norma.” – comentou o guia Derek McGuire, que morava nas ruas.

Ele trabalha em um dos bairros históricos e, na rota que se estende por cerca de 1,3 km, passa por diferentes lugares, incluindo os que costumavam ser sua casa. Ele cobra 10 euros e está indo muito bem.

Ele também conta parte de sua história: em 2014, ele perdeu sua casa e ficou na rua, ele sabe do que está falando. O passeio passa por cerca de 10 abrigos, como forma de conscientização.

A iniciativa ganhou força e também eficácia, já foi replicada em cidades como Manchester e Londres. Originalmente, vem de Viena (Áustria), onde um jovem estudante foi inspirado e queria levar a idéia para a Irlanda.

Com este novo projeto, as autoridades irlandesas esperam aplacar os números indigentes, reduzindo-os e também incentivando o trabalho.

Assim como McGuire, que está feliz com seu trabalho, muitas outras pessoas sem-teto podem contar suas histórias, a de sua cidade, seus lugares e, o melhor de tudo, elas provêm de sua própria experiência.

Inspiring Life

Descobre, Inspira-te, Vive

Share
Published by
Inspiring Life

Recent Posts

O amor tem 5 fases, mas são raros os casais que passam da terceira

Muitas pessoas não percebem como é que existem certos casais que passam anos e anos…

3 semanas ago

10 sinais de que os sentimentos dele por ti são muito mais fortes do que pensas

Muitas pessoas dizem que entre um homem e uma mulher não é possível existir apenas…

3 semanas ago

6 sinais de que podes estar a lidar com uma pessoa de coração maldoso

O mundo está cheio das pessoas mais incríveis que possas imaginar, capazes de nos surpreender…

3 semanas ago

7 Coisas a Considerar Antes de Iniciar uma Dieta Vegana

É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…

3 semanas ago

Os 3 melhores métodos de pagamento para vendedores

Não é surpresa para ninguém que faça das vendas a sua vida que, para além…

3 semanas ago

Simplificar os seus pagamentos: como um crédito consolidado o pode ajudar

Sente que está constantemente a remar contra uma maré de dívidas? Entre prestações de empréstimos,…

3 semanas ago