Chegou a hora de ir para o exterior com a intenção de estudar uma nova língua e a sua decisão é fazer cursos espanhol Barcelona? Essa é uma ótima decisão, pois é uma das cidades mais bonitas e multiculturais que existem no mundo, um destino que oferece muitas opções de atividades, tanto culturais, quanto esportivas, gastronômicas e turísticas.

Viajar para fazer cursos espanhol Barcelona é uma das melhores escolhas para aprender uma nova língua, ainda mais no berço do idioma, em um país que recebe constantemente visitantes dos quatro cantos do mundo e, portanto, um destino onde é possível trocar experiências e praticar a língua que está sendo estudada.

No entanto, quando se trata de uma viagem internacional, ainda mais na situação mundial atual, é necessário se informar sobre os requisitos para poder viajar e fazer tudo direitinho, para evitar qualquer tipo de problema chegando ao destino. Afinal de contas, decidir fazer cursos de espanhol em Barcelona deve ser algo agradável e não um contratempo!

Informação do Consulado brasileiro em Barcelona

Tendo decidido ter aulas de espanhol Barcelona, é muito importante saber o que é preciso para poder entrar na Espanha sem problemas. Segundo o consulado, o primeiro documento a levar em consideração, é o passaporte:

Ele deve ter sido emitido nos últimos 10 anos antes da data da viagem e ter a validade correta para poder ingressar na Europa. Isto é, deve ter 3 meses de validade no mínimo, em relação à data da partida da Espanha.

Esses dados correspondem para a viagem de uma pessoa que vai fazer turismo. Nesse caso, os cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar na Espanha e permanecer nesse território por um período máximo de 90 dias. Isso sim: as atividades que poderão fazer devem estar relacionadas ao lazer, ao turismo e, outras atividades que não sejam remuneradas.

Agora bem, aquelas pessoas que vão viajar para estudar em uma escola de espanhol Barcelona, por exemplo, deverão ter um visto e para isso deverão obter o endereço correspondente para fazer o registro no consulado da Espanha no Brasil.

De um modo geral, a documentação necessária para quem viaja por um período máximo de 90 dias –turistas ou estudantes com o intuito de aprender espanhol Barcelona nesses meses- é a seguinte:

  1. Passaporte válido.
  2. Comprovante de hospedagem.
  3. Comprovante de período de permanência (passagem de volta para o Brasil)
  4. Comprovante de situação financeira para se manter na Espanha (quantidade mínima para comprovar é de 90 euros diários por pessoa; a apresentação de um cartão de crédito).
  5. Se a viagem for especificamente para estudar e uma escola de espanhol em Barcelona, deverá apresentar o documento da matrícula dessa escola.

Detalhes importantes:

Por conta da situação sanitária atual, é necessário viajar tendo feito, até 72 horas antes do embarque, um teste de antígenos da Covid-19 com resultado negativo. Esse documento deve ser redigido em espanhol. Se não for possível, as outras opções são inglês, alemão ou francês.

No entanto, os turistas completamente imunizados com as vacinas dos laboratórios AstraZeneca, Sinovac, Pfizer, Moderna, Janssen e Coronava/Butantã não irão precisar a apresentação do teste nem deverão fazer a quarentena de 10 dias.

Isso sim: a segunda dose da vacina –ou a única dose- deverá ter sido aplicada como mínimo 14 dias antes da data do embarque. E esses turistas também deverão apresentar um formulário, o “Spain Travel Health”, que terão que preencher antes de viajar, para obter o QR code e apresenta-lo na hora do embarque e depois na chegada a Espanha.

Como conseguir e apresentar o formulário

Fazer cursos espanhol Barcelona requer todo o cuidado com a documentação, para que a intenção da viagem possa se realizar. Portanto, preste atenção a como conseguir o formulário e o que fazer com ele:

  • O formulário de controle sanitário pode ser encontrado na página “spth.gob.es” ou descarregando o aplicativo no smartphone desde essa mesma página.
  • Preencha o formulário, que deverá enviar às autoridades sanitárias 48 horas antes da data do seu voo.
  • Posteriormente ao envio do formulário, você receberá um correio com um código QR que deverá levar impresso ou no seu smartphone.
  • Na hora do embarque, deverá apresentar o formulário em qualquer das duas formas.
  • Quando chegar na Espanha, deverá mostrar o código QR no controle de imigração do aeroporto. Só depois você poderá pegar a sua bagagem.

O que levar na mala?

Com certeza a sua preocupação é organizar tudo para que a sua aprendizagem em uma escola de espanhol Barcelona seja positiva. No entanto, é fundamental não bobear com a bagagem, para não acabar pagando excesso de peso, o que lhe custaria um bom dinheiro.

Por outro lado, toda viagem inclui compras, não é verdade? Portanto, nada melhor do que viajar com o mínimo possível, para poder ter espaço na mala e poder colocar tudo o que você for comprar durante a sua permanência na Espanha.

Então, aqui vão as dicas:

  1. Em que período do ano será feita a viagem? Lembre-se que quando no Brasil é verão, na Europa é inverno e vice-versa. Assim sendo, saiba se deverá levar roupa para o frio (lá o frio é bem frio, tem neve!) ou para o calor (em Barcelona há praias bem bonitas que estão no Mediterrâneo!).
  2. Se você costuma tomar medicamentos todos os dias por qualquer motivo de saúde, deverá levar o dobro da quantidade necessária para o tempo que for ficar na Espanha e levar uma parte na mala e a outra na bagagem de mão. Desse modo, diante de qualquer problema que possa acontecer com a sua mala, você terá sempre os seus remédios.
  3. Do mesmo modo, faça uma cópia de todos os seus documentos, porque se perder qualquer um deles, será mais fácil conseguir um certificado provisório no Consulado do Brasil em Barcelona.

VÊ TAMBÉM