Milhares de candidatos tentam anualmente conseguir uma vaga nas melhores universidades e assim se formar no curso desejado. Para isso acontecer é preciso passar no vestibular. Essa prova exige muito empenho dos estudantes que dedicam longos anos da sua vida acadêmica afim de se preparar e conseguir uma boa nota.

Os vestibulares sempre exigem dos candidatos um pouco de conhecimento em cada matéria estudada na escola, dentre elas estão matemática, química, física, biologia, geografia, história, filosofia, sociologia e por fim português. A língua portuguesa talvez seja a mais importante disciplina aprendida em nossa vida. 

A primeira coisa que aprendemos quando crianças na escola é a alfabetização, como escrever e ler as primeiras palavras, ainda antes disso, aprendemos a falar e desde então o português está presente em nossa vida. Por isso essa matéria é tão exigida nos vestibulares, tendo muitas perguntas exclusivas para essa disciplina. 

Temas de português que mais aparecem nos vestibulares

Nos vestibulares, o conteúdo referente a português basicamente está dividido entre dois tópicos, são eles interpretação de textos e gramática. Esses dois ícones aparecem não só em vestibulares como também concursos públicos e provas para entrevistas de emprego. 

A interpretação de textos parece muito simples, mas na verdade exige muito a atenção dos alunos, pois precisa que o candidato tenha não só inteligência como também atenção na leitura, pois uma simples vírgula pode mudar todo o sentido de uma frase. 

Para se preparar para as questões referentes a interpretação de texto você pode treinar realizando uma leitura crítica de textos variados, como notícias de jornal, críticas de filmes ou até mesmo publicações em redes sociais. Ao terminar de ler tente resumir o conteúdo, se pergunte qual a ideia principal desse texto e tente reescrever com outras palavras.

As famosas figuras de linguagem sempre estão presentes nos vestibulares. Se prepare, decorando os principais tipos de figuras (por exemplo, o Eufemismo), pois costuma aparecer em formato de interpretação de tirinhas de jornal ou até mesmo em trechos de poemas.

A parte que envolve ortografia exige um pouco mais de conhecimento sobre a língua portuguesa, pois nessas questões geralmente é exigido que os alunos saibam como separar palavras por sílabas, uso correto de acentos, pontuação, também é pedido sinônimos ou antônimos de palavras e qual a grafia correta delas. 

Para estudar essas questões é preciso ler bastante, para se acostumar com a grafia correta das palavras. Esquecer um pouco o computador e os celulares que te influenciam com os corretores ortográficos, também é necessário conhecer um pouco de classes gramaticais, figuras de linguagem, linguagem não verbal. 

Sempre é válido procurar provas de vestibulares antigos para treinar e descobrir que tipo de conteúdo é solicitado pelas universidades em suas últimas edições. Faça a prova com seriedade, simulando um vestibular, se esforce ao máximo e descubra qual seu nível atual e onde precisa se esforçar mais.

Por: Alexandre Campos

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS