Esteja você trabalhando remotamente no momento ou pensando em dar um salto, aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo a maravilhosa oportunidade de trabalhar remotamente:

1. Seja claro quanto às expectativas: compreenda o que é esperado de você e tome a iniciativa em vez de apenas esperar pelo seu gerente. Depois de terminar uma reunião, é uma boa ideia acompanhar um email e resumir quais ações você realizará ou fornecerá um resumo da tarefa. É sempre melhor errar por ser muito específico; como você trabalha remotamente, algumas coisas podem ser interpretadas de maneira diferente da pretendida. Por ser mais específico, você pode evitar falhas de comunicação.

2. Proteja o seu trabalho online através de uma VPN: Trabalhar a partir de um café ou na praia pode ter suas vantagens, mas preste atenção à redes Wi-Fi públicas porque elas podem representar um perigo para a sua segurança digital. Uma rede privada virtual, ou simplesmente VPN, protege todos os dados trafegados de um dispostivo para outro através da internet. Todos os dados bancários, do trabalho e senhas são criptografados com uma VPN ativada.

3. Comunique o progresso: facilite para que outras pessoas vejam seu progresso nas tarefas acordadas. De acordo com a pesquisa de estatísticas de trabalho remoto do TalentLMS, as ferramentas colaborativas mais populares foram o Skype e o Dropbox. Essas ferramentas, e outras como o Slack, facilitam que o gerente da equipe e os colegas remotos recebam uma atualização do seu progresso sempre que necessário.

4. Realize reuniões online agendadas regularmente: se você estiver trabalhando em um projeto com outros membros da equipe, é importante ter reuniões agendadas regularmente. Isso cria oportunidades para conversar com os membros da equipe sobre itens que, de outra forma, não apareceriam.

 

5. Encontre-se pessoalmente em intervalos regulares: mesmo que você possa trabalhar muito remotamente, é importante conhecer a equipe pessoalmente de vez em quando. É muito mais fácil conhecer seus colegas em um nível pessoal ao se encontrar pessoalmente, o que ajuda a entender melhor a dinâmica da equipe. Seja uma vez por mês, trimestre ou semestre, é útil ter uma cadência regular de visitas com sua equipe. Dessa forma, todos sabem o que esperar e determinadas atividades podem ser planejadas durante a sua visita. Se os trabalhadores remotos são minoria, a reunião no escritório geralmente é a melhor opção. Se você possui uma equipe totalmente remota, um retiro externo é uma ótima solução.

6. Faça intervalos regulares: como você provavelmente terá menos distrações como trabalhador remoto, poderá ficar sentado em sua mesa por muito tempo. Levante-se a cada hora, pegue um pouco de ar fresco e defina um alarme no final do dia para evitar trabalhar demais. Certifique-se de ter atividade física suficiente também. Evite o sedentarismo!

7. Proteja os seus dispositivos fisicamente: Um trabalhador por conta própria, além de ter trazer seu próprio dispositivo (BYOD), seja ele da empresa ou pessoal, deve sempre bloquear o aparelho quando for sair para um café ou banheiro. Se estiver no espaço coworking, basta bloquear. Mas se você estiver num aeroporto ou bar, nunca deixe o seu aparelho sozinho.

8. Combater a solidão: é fácil sentir alguma solidão quando se trabalha sozinho o dia todo. Para combater isso você pode escutar rádio, por exemplo. Além disso, buscar ativamente o contato social, não apenas com os membros da família, mas também com outros membros da comunidade e vizinhos é importante.

Pense em usar um espaço de coworking para ver se há algum grupo interessante no qual você possa participar. Clubes de livros, grupos de caminhada e grupos profissionais são ótimas oportunidades para conhecer pessoas e fazer as coisas que você mais gosta. Se você não vê um grupo de que gosta, sempre pode começar o seu.

9. Tenha uma rotina, mas seja flexível: uma grande vantagem do trabalho remoto é a sua flexibilidade. Isso significa que, se as noites ou os fins de semana funcionarem melhor para você, você poderá tirar proveito disso. No entanto, é útil ter uma rotina e trabalhar em horários determinados. Isso também tornará muito mais fácil a colaboração de seus colegas com você.

Partilhar é cuidar!

COMENTÁRIOS