Se se pergunta o que fazer no Porto em pleno verão regado a sol e restrições, a resposta não podia estar próxima dos seus olhos e dá pelo nome de WOW- World of Wine.

Na margem esquerda do Douro, defronte para a mítica praça da Ribeira no Porto, ergue-se um verdadeiro monumento vivo à cultura, sabores e vivências das populações da região Norte, local onde, como não podia deixar de ser, o vinho é rei e senhor de uma corte onde cabem ainda museus, galerias, restaurantes, bares, lojas e mais, muito mais a descobrir com 5 boas razões para visitar o WOW.

5 boas razões para visitar o WOW

  • Poder visitar 6 museus num só espaço

É verdade, 6 museus no Porto/Gaia para visitar e chorar por mais. Bem, o nosso texto tem uma gralha, pois a partir deste mês, os visitantes são convidados a refrescarem-se no Pink Palace, o novo museu que oferece uma experiência descontraída e muito divertida, onde se fica a conhecer a história e a ciência por trás da produção do vinho rosé, mas também a cultura e o lifestyle que este vinho simboliza.

Para além desta novidade, deixe-se levar até ao The Wine Experience, museu que se debruça sobre o vinho e todo o processo que começa na plantação da vinha e só acaba quando a última gota deste néctar tão precioso toca o palato de quem o prova e, de caminho, vá conhecer o Planet Cork – Museu da Cortiça onde ficará a conhecer tudo sobre o mais nobre e exportado produto português: a cortiça.

Depois do processo de produção do vinho e da cortiça, o melhor que se tem a fazer é abrir uma garrafa e verter o conteúdo num copo. Este ritual e tudo o que gira à sua volta, desde as primeiras civilizações até à atualidade, está patente no museu The Bridge Collection onde o visitante encontra ainda exposta uma das maiores coleções privadas de copos e certamente a mais abrangente no que ao período histórico diz respeito.

O vinho é, como referimos, apenas uma das muitas facetas do Porto e o Porto Region Across The Ages, primeiro e único museu sobre a história da região, comprova-o.

E porque falar em conhecer a região do Porto é falar também na indústria têxtil e na moda, o WOW criou o Porto Fashion & Fabric Museu, uma experiência museológica que começa na planta, passa pela produção dos tecidos e chega às principais fábricas têxteis portuguesas. Depois ligam-se as luzes e a passarela é ocupada pelos estilistas e talentos da roupa, do calçado e da filigrana.

Para acabar com uma nota doce esta viagem, não deixe de explorar o The Chocolate Story, um museu que não só explica ao visitante onde nasce a planta do cacau e como se passa da fava de cacau à tablete de chocolate, como o leva até a uma verdadeira fábrica de chocolate onde poderá fabricar, personalizar e degustar a sua própria tablete.

  • Deliciar-se com uma explosão de sabores

Não será apenas nos sete museus que o seu palato vai ficar em polvorosa, basta uma ida até ao espaço de restauração para se perceber que vai ter que dar novos mundos ao seu mundo sensorial com 9 Restaurantes bares & cafés onde não falta uma cuidada seleção de vinhos um bom café português, doces pecados, snacks mais rápidos, saladas frescas e nutritivas, deliciosos petiscos, ou pratos de maior conforto para degustar sem pressas.

  • A arte de Francis Bacon

Até dia 26 de setembro, entre as 11h e as 19h à semana e entre as 10h e as 19h aos sábados e domingos, vai poder tomar contacto com as obras mais emblemáticas de Francis Bacon e a forma como elas ajudaram não só a redefinir a arte figurativa do séc. XX, mas também a contar as tragédias pessoais dos últimos 40 anos de vida do icónico pintor anglo-irlandês.

A entrada tem um custo de 12 euros, mas para maiores de 65 anos e estudantes é sempre de 5 euros. Para além do acesso aos quadros de Bacon, o bilhete dá ainda direito a um copo de vinho do Porto.

  • O saber não ocupa lugar

Depois dos sete museus e dos restaurantes no Porto/Gaia oferecidos pelo WOW se quiser aprofundar o seu conhecimento sobre o néctar dos deuses, o World of Wine oferece-lhe uma uma Escola de Vinho onde os workshops e as provas temáticas são parte integrante do menu.

Seja principiante ou um connoisseur, na Escola de Vinho encontrará a formação adequada ao seu nível.

  • Não há vista como esta

O Porto, cidade Invicta e património da Humanidade, pode ser apreciada sob diversos ângulos, mas nenhum é tão belo e profundo como vê-la a partir da zona ribeirinha de Gaia. E é exatamente aí, entre as antigas caves de vinho do Porto, que se aninha o WOW para dar ao visitante um postal ilustrado para mais tarde recordar.

VÊ TAMBÉM