Alguns apreciam a medida da Japan Airlines (JAL) por voar silenciosamente, enquanto outros a consideram inatingível para bebés e seus pais.

Chegas ao aeroporto, feliz porque finalmente começam a tuas férias tão esperadas, tratas da papelada da polícia internacional, deixa a tua bagagem e sentas-te na sala de embarque, animado para embarcar num avião e fugir de casa. Eles fazem a ligação, chegas ao teu lugar… e há um bebé recém-nascido ao teu lado, ansioso para chorar durante as 934853498673 horas em que o teu voo dura.

O suficiente para a viagem ser horrível.

Mas, para a sorte de alguns, uma companhia aérea asiática tratou deste problema e, embora não o resolva, ajuda a tornar a viagem com bebés mais agradável para alguns.

A Japan Airlines (JAL) fez uma melhoria no seu sistema de reserva de voos, que indica quais assentos no avião serão ocupados por bebés com até aos 2 anos de idade.

Na etapa de seleção de assentos, todos os ocupados por bebés terão um ícone representativo (um bebé, é claro).

inspiringlife.pt - Companhia aérea avisa onde os bebés estarão sentados

Alguns tweeters agradeceram à companhia aérea japonesa, já que o choro incessante de um bebé é algo que qualquer um pode odiar.

“Obrigado, @JAL_Official_jp, por me avisar qual o local onde os bebés planeam chorar e gritar durante um voo de 13 horas. Isso realmente deve ser universalmente obrigatório.”

“(…) Bebés a chorar não são bem-vindos em lugar nenhum… e muito menos em voos de longa distância! Não há como escapar do ruído, mas os fones de ouvido com cancelamento de ruído ajudam.”

“Haha, estava na hora! Embora eu imagine que haverá uma área vazia ao redor do bebé.”

Por outro lado, há quem critique a medida, pois considera que os bebés que choram muito, além de serem naturais nessa idade, andam de mãos dadas com pais stressados, conscientes de muitas coisas e que fazem o possível para manter para o seu bebé calmo pela calma do resto. E a verdade é que eles também estão certos.

“Uma ótima maneira de estigmatizar os pais que provavelmente já estão a ter uma viagem stressante. Queres um voo tranquilo? Paga o extra e senta-te à frente.”

“Então posso sentar ao lado deles? Ajudar um pai stressado, sendo gentil? Então brinque de esconde-esconde com o bebé? Por isso eles fizeram essa medida? Porque se é por qualquer outro motivo, as pessoas precisam ser muito melhores que isso.”

“As crianças choram. No carro, no supermercado, num balanço, na cama, em aviões … em todo lugar. É isso que eles fazem até que tenham idade suficiente para poder articular o que precisam e querem. Não gostas? Você sempre pode fazer um cruzeiro e trancar-se em sua cabine, então.”

Se pensarmos sobre isso, a medida da JAL não é empática com os bebés e seus pais. Você está sentado na fila 1, 20 ou 40; de qualquer maneira, ouvirá o bebé chorando, portanto a determinação não faz muito sentido.

Como um dos tweets acima disse, é melhor investir em fones de ouvido com cancelamento de ruído e fugir do problema, certo?