É impressionante como ainda nos dias de hoje existem tantas pessoas de raça negra a serem alvo de racismo pura e simplesmente pelo seu tom de pele; e que o diga James Conley III, um jovem negro de 29 anos, que ao sair de uma loja onde havia entrado para comprar algumas camisolas, foi acusado de querer roubar o casaco que tinha vestido que, por acaso, a loja também tinha à venda!

Esta situação passou-se numa loja da Old Navy em West Des Moines, Iowa, EUA e acabou por se tornar viral após James publicar na sua página do Facebook diversos vídeos onde relata tudo o que se passou, mostrando os funcionários e a sua falta de profissionalismo.

De acordo com James, após estes o acusarem de estar a querer roubar, começou a rir, achando ser uma piada – de muito mau gosto, digamos! -, no entanto, eles acabaram mesmo por o obrigar a despir o casaco para que pudessem confirmar no sistema se se tratava de um artigo da loja, justificando que eles devem sempre verificar a roupa dos clientes sempre que alguém usa roupas Old Navy para garantir que foi adquirida anteriormente.

Mesmo após James explicar que já tinha entrado com o casaco vestido, os empregados não acreditaram na sua palavra e insistiam que este tinha de pagar pelo mesmo. No entanto James manteve a sua palavra e recusou pagar novamente por um artigo que já tinha comprado, exigindo aos funcionários que verificassem as câmaras de vigilância e assim confirmassem o que ele lhes tinha dito!

Escusado será dizer que a história de James confirmou-se e ele de facto já tinha entrado na loja com o casaco vestido. No entanto, nenhum dos empregados, incluindo a própria gerente, se dignou a pedir desculpa ao homem pela situação, continuando a sua atitude arrogante e desrespeitosa.

Esta é a publicação de James onde poderás ver todos os vídeos que este publicou:

Today I was racially profiled by the Old Navy store in West Des Moines, Iowa in Jordan creek. I was accused that I didn'…

Posted by James Conley III on Tuesday, January 30, 2018

A publicação de James tornou-se de tal forma viral, que a própria empresa emitiu um comunicado oficial na sua página do Facebook a pedir desculpas a James pelo comportamento inapropriado dos três empregados, que viola as suas políticas e valores, informando que os mesmos haviam sido despedidos após uma investigação interna relativamente à situação em questão.

Earlier this week an Old Navy customer, James Conley III, had an unacceptable experience in our Jordan Creek, Iowa…

Posted by Old Navy on Saturday, February 3, 2018

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM