Esta bengala eletrónica está a revolucionar a maneira como as pessoas cegas podem andar pelo mundo.

Como um meio de proteger as pessoas de objetos e obstáculos acima do nível do peito, a bengala inteligente WeWalk usa sensores ultrassónicos para alertar a pessoa aos obstáculos próximos através de vibrações.

A bengala pode ser emparelhada com o sistema Bluetooth de um smartphone para facilitar o controlo. Como também é integrado ao software Voice Assistant e Google Maps, ele pode usar altifalantes embutidos para informar o utilizador sobre as lojas próximas e detalhes de infraestrutura que eles podem não conseguir ver.

O CEO e co-fundador da WeWalk, Kursat Ceylan, que também é cego, disse à CNN que ajudou a desenvolver a bengala a partir do desejo de usar a tecnologia moderna como uma ferramenta para as pessoas invisuais.

“Como pessoa cega, quando estou na estação de metro, não sei qual é a minha saída… não sei qual autocarro que se está a aproximar… [ou] quais lojas que estão ao meu redor. Esse tipo de informação pode ser fornecida com o WeWalk.” – Kursat

Atualmente, o WeWalk é vendido por US $500. À medida que a startup de tecnologia turca ganha mais força, os desenvolvedores esperam eventualmente associá-la a aplicações de partilha de boleia e serviços de transporte para melhorar ainda mais as suas habilidades de navegação.

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM




COMENTÁRIOS