A vida de militar não é fácil e passar dias, meses e até anos em ambiente de guerra mexe com o psicológico de qualquer pessoa, mesmo com aquelas que foram treinadas para isso. Por isso, ter alguém que nos acompanhe e que com quem possamos falar e partilhar alguns momentos é sempre uma grande ajuda.

Para o soldado Vance McFarland, a sua melhor companhia foi um cachorro de raça Pastor Alemão chamado Ikar, um cachorro militar treinado como um cão de detecção de explosivos tático. Tal como Vance disse, ter Ikar consigo era “quase como ter um pouco de casa”.

Contudo, quando a missão terminou, Vance só teve tempo de tirar uma fotografia rápida com o cachorro assim que o seu avião aterrou, antes de cada um seguir com a sua vida. Supostamente, Ikar iria ser enviado de volta para o programa de treinamento, mas a verdade é que não foi bem isso que aconteceu.

Na realidade, o pobre cachorro foi colocado num canil até os seus serviços serem precisos novamente. Contudo, o que seria um período de apenas algumas semanas, acabou por durar 17 meses.

Felizmente, uma associação chamada Mission K9 Rescue soube da sua situação e decidiu intervir, não só na situação de Ikar como de muitos outros cachorros militares que se encontravam na mesma situação. Tal como Kristen Maurer, presidente da organização, disse, estes animais eram heróis de guerra e não estavam a ser tratados com a dignidade que mereciam.

Desta forma, Kristen tentou a todo o custo encontrar os cuidadores dos animais, inclusive de Ikar. Foi então que numa manhã, Vance acordou com uma série de mensagens no Facebook a perguntar se ele tinha trabalhado com o cachorro e foi aí que soube o que lhe tinha acontecido, aceitando de imediato ficar com ele. Ele não podia aceitar que o seu melhor amigo de quatro patas passasse a sua reforma num canil.

Após alguns meses de espera, a Mission K9 Rescue conseguiu finalmente enviar Ikar e os outros cachorros para as suas novas casas e o reencontro não podia ser mais emocionante. Apesar de receoso que o animal não o reconhecesse ao fim de 3 anos separados, todos os seus medos desapareceram assim que viu Ikar a correr na sua direcção, de rabo a abanar, visivelmente feliz por o ver.

O momento emocionante ficou gravado em vídeo e acabou por ser partilhado com o Mundo através das redes sociais e mídia local, que não quis deixar de registar esta história com um final tão feliz. Agora, Ikar pode aproveitar o resto da sua reforma cheio de amor e carinho de uma família que o trata tal como ele merece.

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS