Mesmo já tendo passado 13 anos desde que o furacão Katrina “varreu” a região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleans, causando aproximadamente 1800 mortes, certamente esta será uma tempestade tropical que ficará para sempre na memória de quem sobreviveu, tendo sido considerado o terceiro furacão mais mortífero e um dos mais destrutivos a ter atingido os Estados Unidos.

Felizmente, existe quem tenha tentado melhorar a vida das pessoas que perderam tudo nesse dia fatídico, como o caso de Brad Pitt, que em conjunto com a sua fundação, a Make it Right, construíu 109 casas para ajudar famílias que foram vítimas do furacão Katrina, sendo todas elas habitações ecológicas, munidas de painéis solares, resistentes e que levam a assinatura de grandes arquitetos.

Com um visual futurista, a área tornou-se assim uma das atrações turísticas de Nova Orleans. Além disso, o projeto contou com a contribuição dos futuros moradores, que escolheram como seriam as suas casas e a sua respectiva cor. As construções foram feitas com materiais de alta qualidade, já que, como lembra Pitt, “tu não tens que construir uma habitação de baixa renda com os materiais mais baratos para manter as famílias na armadilha da pobreza“.

A reconstrução custou cerca de U$ 26,8 milhões, uma média de U$ 150 mil por casa. O dinheiro foi oferecido por meio de incentivos federais e doações – e, embora não se tenha a certeza se Brad investiu o seu próprio dinheiro na reconstrução, ele certamente utilizou o seu tempo e influência para tornar o projeto uma realidade.

            

Fonte: Hypeness

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS