Há alguns dias atrás, o vídeo de um urso bebé a escalar uma enorme montanha de neve para ir ter com sua mãe tornou-se viral na internet, que facilmente consideraram um claro exemplo de perseverança e luta.

A visibilidade deste conteúdo viral abriu um debate nas redes sociais sobre o verdadeiro significado por trás deste acontecimento.

Se em condições naturais o urso bebé e a sua mãe tivessem sido separados pela neve nesta montanha íngreme, poderíamos, sem dúvida, louvar a persistência do pequeno, que luta incansavelmente para chegar ao topo e encontrar a mãe urso; mas a intervenção irresponsável e indiscriminada das pessoas por trás deste vídeo, faz-nos pensar que o conteúdo definitivamente tem outra leitura.

Uma análise profunda do @DrBioblogo, um utilizador do Twitter, fez muitos reflectirem sobre o que realmente acontece. Podes seguir o tópico da discussão aqui.

Os ursos não se estão a mover voluntariamente por este precipício, o que eles estão realmente a fazer é a fugir desajeitadamente de perto do drone.

As pessoas que decidiram capturar essa cena selvagem assustaram a mãe e o bebé, a ponto de colocar em risco a vida de ambos, especialmente do pequeno urso.

A rota irregular que o urso traça na neve para o pequeno segui-lo, é uma consequência do seu desespero para escapar do objecto barulhento e desconhecido que os ameaça.

No entanto, o melhor exemplo do perigo representado pelo drone para esses animais é o momento certo em que o urso quase atinge a mãe na borda do topo, e o autor irresponsável do vídeo aproxima-se deles com o objecto voador.

O urso olha directamente para a câmara e lança as garras, mas a sua ração defensiva fez com que o urso escorregue de novo pela neve, desta vez o pequeno animal quase que chega à beira do penhasco. Mais alguns centímetros e o bebé teria morrido!

O que permitiu ao ursinho chegar ao topo foi, em parte, sua persistência, sim, mas também a distância imposta pela pessoa que dirigia o drone. Com o objeto voador afastado, o que poderia ser confundido com uma possível ave de rapina por parte do urso, o bebé conseguiu ir ter com a mãe e fugir.

Fallen Bear Cub Climbs Back to Mama

This fallen bear cub shows perseverance pays off as he climbs his way up a snowy mountain back to his mamaCredit: ViralHog

Posted by NTD Television on Saturday, November 3, 2018

O utilizador @DrBioblogo, assim como muitas outras pessoas, fazem um apelo para a reflexão daqueles fãs que estão dispostos a fazer qualquer coisa com o único propósito de capturar uma imagem poderosa ou um vídeo susceptível a ser viralizado.

É preocupante que este tipo de conteúdo incentive outros utilizadores de drones a querer interferir na vida selvagem com seus dispositivos, ameaçando e alterando a coexistência pacífica de animais que vivem livremente em seus habitats naturais.

Esperamos que após a divulgação deste incrível e emotivo vídeo, os organismos pertinentes desenvolvam regulamentações sobre o uso desses artefactos nas reservas naturais, para o bem da flora e fauna do local.

Agora que conheces o verdadeiro significado deste vídeo, ajuda-nos a divulgá-lo e compartilhá-lo nas tuas redes sociais.

Partilhar é cuidar!

VÊ TAMBÉM



COMENTÁRIOS